Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Arábia Saudita oferece carga extra de petróleo para clientes

LONDRES, 19 Abr (Reuters) – A Arábia Saudita está oferecendo petróleo extra para alguns de seus clientes, disseram fontes da indústria nesta quinta-feira, provavelmente porque tem mais estoque disponível, enquanto as suas próprias refinarias estão passando por manutenção.

A Arábia Saudita já está bombeando o maior volume de petróleo em décadas, de 10 milhões de barris por dia (bpd). Fontes de dois clientes da petrolífera estatal saudita Aramcodisseram que receberam ofertas de cargas adicionais e que os termos do contrato de fornecimento atual permitem um suplemento mensal.

“Eu vejo oferta extra”, disse uma fonte de um dos principais clientes da Arábia Saudita, que não quis ser identificado.

Os preços do petróleo atingiram em março 128 dólares o barril do Brent, o maior desde 2008, por causa da preocupação com escassez de oferta e as sanções ocidentais ao Irã.

O petróleo é negociado abaixo de 118 dólares o barril nesta tarde de quinta-feira.

A Arábia Saudita identificou no início deste ano o nível de 100 dólares o barril como um preço justo.

O ministro do Petróleo Ali al-Naimi disse em 13 de abril, com os preços em torno de 120 dólares, que o reino estava “determinado a ver um preço mais baixo e a trabalhar para esse objetivo.”

Uma fonte de um segundo comprador de petróleo da Arábia, que também havia recebido oferta de petróleo extra, disse que não acredita que a Arábia Saudita aumentou produção de forma significativa, mas que está com mais petróleo disponível porque a manutenção de refinaria cortou a demanda doméstica.

“Eu não acho que é incremento. É coisa de curto prazo, tendo em vista alguns problemas”, disse a fonte. “É por isso que ele está sendo disponibilizado.”

Partes da refinaria Ras Tanura, da Aramco, com capacidade de processar 550 mil barris por dia, estão fechadas desde março.As unidades da refinaria deverão entrar novamente em operação no começo de maio, disseram operadores nesta semana.

A Arábia Saudita aumentou sua produção de petróleo para cerca de 10 milhões de bpd, Naimi disse em 12 de abril, alta de 100 mil bpd sobre o volume de março.

(Reportagem de Alex Lawler)

REUTERS LC RS