Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apple anuncia 1ª queda trimestral de vendas do iPhone

Entre janeiro e março, a empresa vendeu vendeu 51,19 milhões de aparelhos, ante 61,2 milhões de unidades comercializadas no mesmo período do ano passado

A Apple anunciou nessa terça-feira uma queda de 16% das vendas trimestrais de iPhone, a primeira desde seu lançamento no mercado, há 9 anos. Entre janeiro e março, a empresa vendeu 51,19 milhões de iPhones, ante 61,2 milhões de unidades vendidas no mesmo período do ano passado.

Apesar da queda, as vendas ficaram acima das estimativas de analistas ouvidos pela agência Reuters, de cerca de 50 milhões de aparelhos.

No primeiro trimestre, o lucro líquido da gigante de tecnologia caiu 22%, para 10,5 bilhões de dólares. Já a receita caiu 13%, para 50,6 bilhões de dólares.

As vendas do iPhone vêm desacelerando desde 2015, o que indica que o aparelho pode ter atingido seu ponto de saturação, após anos de crescimento robusto.

No último trimestre do ano passado, as vendas tinham registrado alta de apenas 0,4% frente em relação ao ano anterior, a menor desde o surgimento do primeiro iPhone, em 2007.

A desaceleração nas vendas do iPhone, que se soma à queda de 19% das vendas anuais do iPad, a 10,25 milhões de unidades, reforça a importância da diversificação da Apple. Este movimento começou com o Apple Watch, seu primeiro lançamento desde o iPad.

Leia mais:

Pilotos rebaixam nível de segurança do espaço aéreo brasileiro

Bovespa sobe 2,35% com alta do petróleo

(Com Agência France-Presse)