Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após três dias de alta, dólar cai 0,68% com recuperação da moeda turca

Depois de acumular alta de mais de 3% nas últimas sessões, moeda americana teve queda e fechou a terça-feira cotada a R$ 3,86

Depois de ter subido mais de 3% em três sessões consecutivas de alta, o dólar encontrou espaço para uma correção e fechou em baixa de 0,68% nesta terça-feira, cotado a 3,8620 reais.

O resultado veio em linha com a recuperação da lira turca e outras moedas emergentes, em meio a esperanças de um arrefecimento da crise na Turquia. A cautela, no entanto, deve limitar uma correção mais forte, uma vez que o noticiário eleitoral tende a se intensificar novamente até o fim da semana.

A sessão de negócios foi marcada por alternância de sinais, resultante do clima ainda de incerteza e prudência. Entre a máxima e a mínima do dia, o dólar oscilou de 3,9034 reais (+0,38%) a 3,8592 reais (-0,75%).

O clima em relação à crise da Turquia ficou menos tenso depois que grupos empresariais influentes do país pediram ao governo que implemente uma política monetária mais rígida para ajudar a superar a crise cambial, além de um roteiro para reduzir a inflação.

Também foram notícia os esforços diplomáticos para resolver as disputas com os Estados Unidos e melhorar as relações com a União Europeia (UE), o principal parceiro comercial da Turquia.

“Apesar da maior tranquilidade nesta terça, o cenário continua conturbado e não há como fazer um prognóstico. O mercado vai continuar a operar em stand by, aguardando o desenrolar da crise externa e do cenário eleitoral brasileiro, que também não nos permite avançar”, disse Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora.