Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após operar de lado Bovespa fecha com alta de 0,17%

Por Vanessa Stecanella

São Paulo – A Bovespa operou de lado durante a maior parte desta quarta-feira, ensaiado uma realização de lucros no período da manhã, assim como ocorreu nas principais bolsas da Europa e Ásia hoje. Em Wall Street não é diferente, com índices apresentando volatilidade diante de uma agenda fraca de indicadores.

De acordo com analistas, os mercados pelo mundo têm dois desafios próximos: uma série de reuniões sobre a dívida fiscal na zona do euro e o vencimento da dívida Italiana. André Perfeito, economista da Gradual Investimentos, diz que seria normal a Bovespa fechar no vermelho hoje, com investidores embolsando os ganhos obtidos nos dois primeiros pregões do ano. “O Ibovespa já subiu bastante para um começo de mês, o que faz ser natural uma realização”, afirma.

Para ele, a forte volatilidade de hoje reflete de alguma forma uma divisão no mercado. “Este ano tem tudo para ser um ano bom para a bolsa, porque o mercado pode antecipar uma melhora da economia mundial entre o final de 2012 e inicio de 2013, assim como ocorreu quando antecipou a piora”, disse o economista.

O Ibovespa fechou em alta de 0,17%, aos 59.364,95 pontos, após ter alcançado a mínima de 58.558 pontos (-1,19%) e máxima de 59.519 pontos (+0,43%). As blue chips deram sua contribuição para sustentar o fechamento em terreno positivo. Vale PNA subiu 0,79% e ação ON aumentou 0,68%, enquanto Petrobras PN avançou 0,71% e o papel ON da estatal ganhou 0,62%. OGX teve queda de 0,07%.