Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ANS aprova compra da Amil pela Unitedhealth

A aquisição da Amil pela UHG não terá de passar pelo crivo do Cade, uma vez que o grupo estrangeiro ainda não tinha negócios no país

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a venda do controle da empresa de planos de saúde Amil para a americana UnitedHealth, um negócio de cerca de 10 bilhões de reais anunciado há duas semanas.

“Para o consumidor da Amil não há mudanças, tendo sido preservados seus direitos, bem como os deveres das operadoras de planos de saúde em questão”, informou a ANS em nota. Ainda segundo a agência, este tipo de negociação pode ser positiva para o beneficiário de planos de saúde no Brasil, na medida em que aumentar o nível da concorrência no setor.

A presença do capital estrangeiro, diz a ANS, diretamente ou indiretamente, é parte do cotidiano das empresas do setor de saúde no Brasil. O órgão regulador citou como exemplo empresas de saúde listadas em bolsa, onde é livre o acesso de investidores do exterior.

A aquisição da Amil pela UHG não terá de passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Isso acontece porque o grupo estrangeiro ainda não tinha negócios no país e a operação só representa troca de comando.

Leia mais:

Agências apertam o cerco e preocupam investidor

(com agência Reuters)