Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Angra 1 será desconectada amanhã para manutenção

Por Glauber Gonçalves

Rio – A usina nuclear Angra 1 será desconectada amanhã do Sistema Interligado Nacional (SIN) para fazer reabastecimento de combustível. Em nota, a Eletronuclear informou que cerca de um terço do combustível nuclear será substituído. A empresa prevê o retorno para 17 de outubro. A parada foi programada em acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS).

De acordo com a companhia, também serão realizadas atividades de inspeção e manutenção. Foram contratadas empresas nacionais e estrangeiras que vão atuar com 1,075 profissionais, dos quais 85 são de fora do País. Eles darão suporte aos técnicos da Eletronuclear.

No total, estão previstas 3.900 tarefas. As principais são revisão do mancal superior e ultra-som do eixo dos motores das bombas de refrigeração do reator; substituição, energização e teste do transformador auxiliar de emergência; e revisão do conjunto turbo-gerador.

Também será feita a inspeção de válvulas moto-operadas; inspeção e teste do regulador de tensão do gerador principal; inspeção visual da tampa do vaso do reator; inspeção das bombas de água de circulação e suas válvulas de descarga; inspeção dos condensadores; e substituição dos transmissores de pressão da contenção; entre outras tarefas.