Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anglo American contratará 1,2 mil para projeto Minas-Rio

Por Mônica Ciarelli

Rio de Janeiro – A Anglo American anunciou hoje que pretende contratar 1,2 mil trabalhadores para atuar no projeto Minas-Rio, principal projeto da companhia no mundo. Com orçamento de R$ 5 bilhões, o empreendimento prevê produção de 26,5 bilhões de toneladas de minério de ferro. O primeiro embarque do produto está previsto para o segundo semestre de 2013. Em nota, a Anglo explica que o foco das contratações será o setor de engenharia, sobretudo engenharia de produção, elétrica, química e meio ambiente.

Segundo Claudiana Silva, gerente de Recursos Humanos e Administrativo da Pré-Operação do Projeto Minas-Rio, o mercado está aquecido e a disputa pelos profissionais é acirrada. “Entre 2011 e 2013, mais de 18 mil vagas serão abertas no setor de mineração em todo o Brasil. Serão muitas oportunidades para poucos profissionais capacitados e temos como prioridade a contratação de mão de obra local. Por isso estamos investindo nos novos talentos da região onde vamos operar”, afirma.

As vagas abertas são paraBelo Horizonte; Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais, onde se localizam a futura mina, a planta de beneficiamento, estação de bombas 1 do mineroduto; Santo Antônio do Grama, também no estado, irá se instalar a Estação de Bombas 2; além de Tombos, onde ficará a Estação de Válvulas. Também haverá vagas em São João da Barra, no Rio de Janeiro, onde funcionará a filtragem e o terminal de minério de ferro do Porto do Açu.