Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Anac divulga medidas para evitar caos no fim do ano

Agência intensificará fiscalização em aeroportos e diz que as companhias aéreas assumiram compromisso para evitar o 'overbooking'

Por Da Redação 10 dez 2012, 14h56

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta segunda-feira o planejamento para a operação dos aeroportos brasileiros durante o final de ano. De acordo com a agência, 17,4 milhões de pessoas devem passar pelos terminais neste mês, o que significa um aumento de 8% em relação a 2011.

A agência informou que a fiscalização será ampliada em doze aeroportos, com reforço de 290 agentes da Anac – no Galeão e no Santos Dumont (RJ); em Brasília; Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP); Confins (MG); Salvador; Fortaleza; Recife; Porto Alegre e Curitiba.

De acordo com Wagner Bittencourt, ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a Anac está oferecendo treinamento às companhias aéreas e seus servidores para prepará-los para o fim do ano. Até o ano passado, apenas seis aeroportos eram fiscalizados nesse período.

A Anac também apresentou medidas acordadas com as empresas do setor para evitar o caos de filas e atrasos nos aeroportos. Todos os guichês das companhias aéreas devem estar funcionando, de acordo com o planejamento.

A expectativa é de um aumento de 10% no número de funcionários das companhias trabalhando no período. As companhias comprometeram-se a evitar ‘overbooking‘ nos voos do período e a ampliar o número de aviões reservas – no total serão onze para as quatro principais empresas nos dias de maior movimento.

Leia mais:

Com menos assentos disponíveis, passagem barata está mais difícil

Continua após a publicidade

Aeroportos privatizados – A Infraero e as concessionárias dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Brasília, também adotaram medidas para evitar tumulto nos saguões. O número de funcionários da Polícia Federal e da Receita Federal também será ampliado nestes terminais no período.

A expectativa é que o movimento no aeroporto de Guarulhos aumente em 10% em relação ao ano passado. A projeção é de 2,8 milhões de passageiros em dezembro. Já Brasília deve receber 1,4 milhão de passageiros.

Os terminais também receberam investimentos de infraestrutura em sanitários, elevadores, escadas rolantes e assentos para melhorar o conforto dos passageiros. Viracopos também terá novos ônibus para o transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves.

Leia também:

Justiça anula demissão dos 850 funcionários da WebJet

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade