Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Alpargatas confirma compra 30% da grife Osklen

Empresa brasileira, controlada pela Camargo Corrêa, pode ampliar a aquisição para 60% do capital da marca de Oskar Metsavaht

Por Da Redação 10 out 2012, 12h44

A Alpargatas confirmou nesta quarta-feira por meio de comunicado (fato relevante) enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM, a xerife do mercado de capitais brasileiro) a assinatura de contrato para comprar 30% da grife Osklen, do criador brasileiro Oskar Metsavaht. A informação foi adiantada pela coluna Radar On-line, do colunista Lauro Jardim. A aquisição pode chegar a 60% do capital.

O fechamento do negócio está sujeito, segundo a Alpargatas, a condições previamente acertadas entre as partes e somente acontecerá após o cumprimento delas. A concretização da aquisição também dependerá da aprovação junto ao Sistema Brasileiro de Direito da Concorrência.

O valor a ser pago pela fatia da Osklen adquirida nesta quarta será quitado em duas parcelas. A primeira fatura está precificada em 67,5 milhões de reais. A segunda parcela equivalerá à diferença do preço de aquisição – porcentual adquirido (30%) multiplicado por treze vezes o EBITDA da Osklen nos doze meses subsequentes ao fechamento do negócio, descontada a dívida líquida – e a primeira parcela. Segundo o Radar On-line, o total a ser embolsado por Metsavaht pelos 30% da grife será de 130 milhões de reais.

Nova compra – De acordo com o comunicado assinado pelo diretor de relações com investidores da Alpargatas, José Roberto Lettiere, outros 30% do capital da Osklen poderão ser comprados 60 dias após o pagamento da segunda parcela da primeira aquisição. O valor a ser pago será o mesmo do acertado na primeira etapa de negociação.

O conglomerado de luxo LVHM, dono da Louis Vuitton, também negociava a compra da Osklen, mas foi desbancado pela empresa brasileira.

Internacionalização – Segundo o colunista Lauro Jardim, os planos daqui para frente contemplam a abertura de novas lojas da Osklen no exterior. A marca já conta com algum prestígio lá fora e totaliza cinco pontos-de-venda. A Alpargatas – controlada pela Camargo Corrêa e responsável pelo estrondoso sucesso das Havaianas – tem reconhecido expertise nessa área e pode tornar a Osklen ainda mais conhecida em outros mercados.

Metsavaht e equipe continuarão prestando serviços de criação e coordenação geral de estilo, comunicação e branding.

Continua após a publicidade
Publicidade