Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alerta da S&P derruba Bolsa de Tóquio, que perde 1,4%

Por Dow Jones

Tóquio, 6 – A Bolsa de Tóquio, no Japão, fechou em acentuada baixa nesta terça-feira. O motivo foi o alerta da Standard & Poor’s por causa da crise da dívida soberana europeia. A agência de classificação de risco ameaçou rebaixar as notas de 15 dos 17 países da zona do euro.

A notícia estimulou a realização de lucros nas ações das principais exportadoras japonesas, como TDK, que deslizou 3,4%, e Tokyo Electron, que recuou 2,3%. O índice Nikkei perdeu 120,82 pontos, ou 1,4%, para 8.575,16 pontos, após alta de 0,6% na sessão anterior.

Na avaliação de estrategistas, as expectativas de que a reunião de cúpula da União Europeia, que começa na quinta-feira, será frutífera em prevenir a escalada da crise da dívida na região impediram o Nikkei de ter uma baixa ainda maior. “Enquanto as expectativas (positivas) estão sustentando o índice, a cautela nas negociações provavelmente continuará até o término da reunião da UE, mantendo o pregão dentro de uma faixa estreita”, disse Kazuhiro Takahashi, gerente geral de estratégia de investimento e de pesquisa da Daiwa Securities.

Tokio Marine Holdings caiu 3,9%, após reduzir a previsão de seu lucro líquido para o ano fiscal que se encerra em março. Já a Olympus disparou 9,1%, no sexto pregão seguido de alta, antes de ser divulgada a informação de que um painel de observadores externos relatou que a companhia escondeu prejuízos de US$ 1,67 bilhão. Os auditores, contudo, não encontraram evidência de que tenha havido participação do crime organizado na fraude.