Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Alemanha planeja 3º pacote de ajuda à Grécia, informa ‘Der Spiegel’

De acordo com a revista alemã o valor, entre 10 bilhões e 20 bilhões de euros, pode ser apresentado antes das eleições ao Parlamento europeu, em maio

Por Da Redação 1 fev 2014, 15h06

O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, planeja conceder um terceiro pacote de ajuda para a Grécia, de acordo com informações da revista alemã Der Spiegel. O valor da ajuda está estimado entre 10 bilhões e 20 bilhões de euros – e a concessão dela, condicionada ao governo de Atenas dar passos mais firmes no caminho de reformas econômicas.

Antecipando a edição que será publicada neste domingo, a revista revelou o conteúdo de um relatório interno do departamento de Finanças no qual é citado o novo pacote de ajuda, que poderia ser apresentado antes das eleições ao Parlamento europeu, em 25 de maio. De acordo com o documento, o pacote poderia ser ou um novo perdão da dívida ou um programa de apoio pelo qual a Grécia teria acesso a mais liquidez por meio dos fundos europeus de resgate. A ajuda estaria condicionada à aplicação de um rigoroso plano de reformas realizado pelo Executivo grego.

Leia também:

Zona do euro descarta desbloquear ajuda à Grécia

Grécia assume a presidência da União Europeia por seis meses

No começo deste ano, Schäuble garantiu que a Grécia receberia uma ajuda europeia se cumprisse com todos seus compromissos, continuasse com seu processo de reformas e seguisse precisando de um impulso financeiro. No entanto, o ministro apontava esta necessidade para um período mais distante. Segundo Schäuble, era necessário esperar até a metade do ano para comprovar se o novo apoio financeiro seria realmente inevitável.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade