Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alemanha cresce 0,5% no primeiro trimestre

Exportações aumentam, e PIB do país se recupera de baixa no fim de 2011

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão aumentou 0,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, graças às exportações, anunciou nesta quinta-feira o Escritório Federal de Estatística (Destatis) da Alemanha. O desempenho da economia do país havia sido indicado por números provisórios publicados há duas semanas e foi confirmado agora.

Leia também:

Por que o mundo teme a saída da Grécia do euro

Alemanha acredita no fim da crise em no máximo dois anos

Os técnicos do Destatis destacaram que a crescente demanda externa por produtos alemães fez com que o país recuperasse o crescimento após a queda sofrida no último trimestre de 2011, quando o PIB retrocedeu 0,2% – a primeira baixa desde a crise de 2009.

Segundo o escritório nacional de estatística, as exportações tiveram aumento de 1,7% entre janeiro e março de 2012 em relação ao período de outubro a dezembro de 2011. Assim, elas se convertram no principal motor do crescimento econômico na Alemanha, a única potência europeia que não enfrenta a recessão em meio à crise monetária no bloco comum.

No entanto, os especialistas da instituição com sede na cidade de Wiesbaden, no centro do país, acreditam que o aumento do PIB alemão se desacelere nos próximos meses. Apesar disso, dão por certo que a Alemanha vá se manter no caminho do crescimento e calculam que em 2012 este oscilará entre 0,5% e 1,0%.

(Com agência EFE)