Além da Black Friday, varejo terá ‘Cyber Monday’
Organizadores da tradicional sexta-feira de descontos anunciaram o lançamento de nova data para promoções, que seria a última do ano

Os organizadores da Black Friday 2015 informaram nesta quarta-feira que lançarão neste ano o Cyber Monday Brasil, uma data posterior à conhecida sexta-feira de descontos com o objetivo de ser a “última promoção do ano”. “Ainda é um evento pequeno, esperamos que seja um começo”, afirmou o diretor de operações da BlackFriday.com.br, Juliano Motta. Segundo ele, a data já é praticada pelas empresas de comércio eletrônico nos EUA na segunda-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças.
As empresas também anunciaram a criação neste ano de um selo que vai referendar as lojas com melhor reputação, em meio a uma série de ações para melhorar a relação das empresas com os consumidores durante a data.
O selo tem três classificações: bom, ótimo e RA1000, este último o mais alto nível. A classificação leva em consideração a reputação mostrada nos últimos seis meses no site Reclame Aqui e se estende para cerca de 20 mil empresas.
O CEO do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, informou também que haverá um plantão durante a Black Friday, que ocorrerá no dia 27 de novembro, e um monitoramento em tempo real das reclamações dos consumidores. “Se houver alguma eventual irregularidade em relação às ofertas durante o dia, a empresa pode vir a perder esse selo de reputação”, explicou.
Leia mais:
Venda de armas bate recorde na Black Friday dos Estados Unidos
Vendas online na Black Friday superam R$ 870 milhões
Black Friday: clientes registram 9 mil reclamações
Vendas – A projeção de crescimento menor do faturamento no Black Friday em 2015 – organizadores preveem alta de 12,16% contra 105% entre os anos de 2013 e 2014 – tem como causa a conjuntura econômica do Brasil e do fim da migração das vendas do Natal para a data, de acordo com avaliação da empresa especializada em serviços antifraude ClearSale.
“Nós acreditamos que a migração das compras dos consumidores do Natal para a Black Friday já está quase finalizada. O que há de crescimento agora é orgânico”, afirmou o gerente de inteligência e estatística da ClearSale, Omar Jarouche. As estimativas da ClearSale levam em conta o volume de vendas feitas pela internet.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.