Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Airbus investirá US$ 600 milhões em sua 1ª fábrica nos EUA

Washington, 2 jul (EFE).- O consórcio aeronáutico europeu EADS anunciou nesta segunda-feira um investimento de US$ 600 milhões na construção de uma fábrica de montagem da Airbus no estado do Alabama, que se transformará na primeira linha de montagem da principal concorrente da americana Boeing nos Estados Unidos.

O EADS anunciou este primeiro passo para a montagem do A320 nos Estados Unidos, a partir de 2015, em cerimônia na cidade de Mobile (estado do Alabama), onde a empresa aeronáutica europeia espera criar cerca de mil empregos, além dos relacionados com provedores externos.

‘Este é o momento adequado para se expandir nos EUA, principal mercado para aviões de um só corredor com necessidades previstas de 4,6 mil novas aeronaves nos próximos 20 anos’, indicou em comunicado o presidente da Airbus, Fabrice Brégier.

Com a nova unidade, a grande concorrente da Boeing estabelece as bases para aumentar a presença de aviões Airbus nos EUA, especialmente com o A320 de um só corredor, destinado para companhias aéreas que queiram reduzir custos em rotas nacionais ou de curta e média distância.

Este avião compete diretamente com novos modelos de Boeing como o 737. A companhia americana alertou em várias ocasiões que optar por aviões da fabricante francesa é negativo para a criação de emprego no país.

Com a presença da Airbus nos Estados Unidos, as duas multinacionais concorrerão também pelos provedores locais, como General Electric e outras empresas de menor tamanho.

A Airbus, que já produz aeronaves da família A320 na França, Alemanha e China, deve produzir no Alabama entre 40 e 50 aviões por ano desde 2018. EFE