Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

AIE vê demanda por petróleo no País acima do esperado

Por Da Redação 10 nov 2011, 07h53

Por Daniela Milanese, correspondente

Londres – As perspectivas para a demanda mundial por petróleo pioraram, mas o consumo no Brasil está mais forte do que o esperado, avalia a Agência Internacional de Energia (AIE), em relatório divulgado hoje.

A entidade revisou para baixo a estimativa de procura global pela commodity em 70 mil barris por dia em 2011 e 20 mil barris por dia em 2012. Dessa forma, a previsão aponta que a demanda somará 89,2 milhões de barris por dia neste ano (alta de 1%) e 90,5 milhões em 2012 (1,5%).

O comportamento dos mercados nos Estados Unidos, China e Japão foi responsável pelo rebaixamento das estimativas de crescimento. Entretanto, os números tiveram alguma compensação do crescimento acima do esperado registrado no Brasil, Coreia do Sul e Índia, principalmente no consumo de óleo diesel.

No Brasil, a demanda subiu 3,2% em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado, puxada pelo avanço do combustível de aviação e querosene (8,6%), diesel (7,3%) e GLP (4,7%).

A procura por gasolina teve alta de 3,4% no País nesse período, uma melhora em relação à queda de 2,6% registrada em julho. Entretanto, a AIE considera que o crescimento deve moderar-se ao longo do ano, pois os indicadores industriais brasileiros estão desacelerando.

Para a agência, a decisão de reduzir a mistura de álcool deve ter efeito neutro sobre a demanda por gasolina. Além disso, as vendas de veículos estão caindo desde julho, sugerindo consumo mais modesto à frente.

Continua após a publicidade
Publicidade