Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Agência Fitch rebaixa rating da dívida espanhola

O rating de default de emissor (IDF) de curto prazo foi rebaixado de F1 para F2

Por Da Redação 7 jun 2012, 14h58

A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou o rating da dívida de longo prazo em moeda estrangeira e em moeda local da Espanha de A para BBB. O rating de default de emissor (IDF) de curto prazo foi rebaixado de F1 para F2. A perspectiva dos ratings de longo prazo é negativa.

Segundo a Fitch, “a erosão dramática do perfil de crédito soberano e dos ratings da Espanha ao longo do último ano reflete, em parte, erros de políticas em nível europeu que, na opinião da Fitch, agravaram os desafios econômicos e financeiros diante da Espanha, à medida que o país tenta reequilibrar e reestruturar sua economia.

A intensificação da crise da zona do euro na última metade do ano passado levou a região e a Espanha de volta à recessão, exacerbando preocupações quanto à solvência soberana e dos bancos. A ausência de uma visão de uma união monetária reformada e de uma ‘firewall’ financeira com credibilidade deixou a Espanha e outros países da chamada periferia vulneráveis a fugas de capital e reduziu seu acesso a financiamento fiscal sustentável.

A Espanha tem sido particularmente vulnerável a uma piora da crise europeia, por causa de seu alto grau de endividamento externo (cerca de 90% do PIB) e da confiança frágil em sua capacidade de implementar a consolidação fiscal e a reestruturação bancária no ritmo necessário.

Leia mais:

Espanha precisará de 100 bilhões de euros para ajudar bancos

Continua após a publicidade

S&P prevê perdas para bancos espanhois de € 112 bilhões até 2013

Fitch cortará ratings de nações da zona do euro se Grécia sair

Merkel: Europa levará anos para se recuperar da crise

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade