Advogado que barrou imposto já contestou Lula, Dilma e Joesley
Carlos Alexandre Klomfahs coleciona ações contra o poder público, se define como cientista político, admira Gilmar Mendes e pede atuação cidadã de advogados

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs, de 37 anos, foi o responsável pela ação popular que derrubou nesta terça-feira o decreto do presidente Michel Temer (PMDB) que aumentava os impostos PIS e Cofins cobrados sobre os combustíveis. “Atuo como um escravo da Constituição”, justificou Klomfahs, que coleciona processos para reverter decisões políticas. Ele espera que a sua ação influencie outros advogados a adotarem uma postura combativa em relação ao poder público.
“Os advogados são a maior corporação de profissionais do mundo. Temos que sair um pouco desse lugar comum e tomar ações quando os direitos das pessoas estão sendo violados. Precisamos agir quando o Ministério Público ou as associações de classe não fazem nada. Não dá para brigar por tudo, mas temos que escolher alguma causa entre tantas inconstitucionalidades”, disse o advogado, cuja ação contra os impostos foi a primeira acolhida pela Justiça.
Klomfahs protocolou ações populares para barrar a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e contra o fatiamento do impeachment sofrido pela petista, que lhe garantiu a manutenção dos direitos políticos. Ele também pediu para anular parte do acordo de delação premiada que os empresários Wesley e Joesley Batista, da JBS, firmaram com o Ministério Público Federal (MPF).
“Não tem nada de partidário. O advogado já é solitário por natureza, não me preocupo com a opinião dos outros”, disse. A ação contra o aumento tributário foi a primeira que o advogado protocolou em Brasília. Tomou a decisão por ter perdido processos na Justiça paulista. “Entendi que os juízes de São Paulo estão afastados do poder e não querem se envolver.”
A ação foi acolhida por Renato Borelli, juiz federal substituto da 20ª Vara Federal de Brasília, que determinou a revogação imediata do aumento tributário. Na decisão judicial, Borelli afirmou que o governo não respeitou os noventa dias, previstos constitucionalmente, entre o anúncio e a aplicação do reajuste do imposto. A Advocacia-Geral da União prometeu recorrer.
Klomfahs disse ser difícil fazer uma análise sobre a manutenção da decisão de Borelli. “A matéria envolve uma questão política, não sei se o tribunal tem alguma porosidade com relação a isso. Mas, juridicamente falando, há matéria para manter a liminar.”
O advogado, que se graduou em matemática antes de ingressar no direito, afirmou que estuda política e economia desde os 15 anos. “Chego a me considerar um cientista político”. Klomfahs se formou em 2013 pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e sonha em fazer uma pós-graduação em Harvard, nos Estados Unidos. Em uma rede social, ele usa no perfil uma foto ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
“Admiro o ministro, porque fiquei em terceiro lugar no meu primeiro concurso de monografia, e ele fez uma menção honrosa a mim. Imagina receber algo assim no seu primeiro ano de faculdade?”, disse. “Mas não gosto de algumas posições políticas dele. O Supremo tem que falar menos, o juiz tem que falar menos. Ele não tem uma posição propriamente política, mas percebemos que tem um apreço maior por PMDB e PSDB.”
Klomfahs afirmou que teme sofrer represálias por conta de suas ações, mas assegura que seguirá vigiando o poder público para tentar coibir medidas que considera abusivas. “Você tem que morrer por um ideal. Acredito em Deus, na verdade e na Justiça. Vou levar isso para o túmulo.”
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.