Acusada de machismo, Schin tira do ar propaganda com ‘operárias gatas’
Campanha para a Oktoberfest, em Blumenau (SC), trazia belas mulheres como trabalhadoras da construção civil, mecânica, de supermercado e do trânsito
Após receber acusações de machismo, a Schin retirou do ar uma propaganda para promover uma campanha para a Oktoberfest, festa de inspiração alemã que acontece todo ano em outubro, em Blumenau (SC). No comercial, elaborado pela agência Leo Burnett Tailor, homens se deslumbram com lindas mulheres, que assumem postos de operárias da construção civil, mecânica, motorista de ônibus e agente de supermercado.
A propaganda, considerada sexista e apelativa, recebeu críticas nas redes sociais por apresentar mulheres com trajes sensuais como atração turística. “Boicote total à Schin e demais marcas da Brasil Kirin! Postura machista, criatividade zero. Saibam que não serão bem vindos à Oktoberfest”, disparou uma usuária no Twitter. “Schin se superou no quesito comercial machista, sexista do ano. Apontar a mulher como um convite turístico é o fim”, criticou outra usuária.
As reclamações eram de que a peça publicitária reforça os estereótipos de gênero e deprecia a mulher catarinense. Após a repercussão negativa, a empresa suspendeu a veiculação da propagada e tirou o vídeo de suas páginas na internet. Mesmo assim, ele pode ser acessado em outros canais no YouTube.
Em comunicado, a Brasil Kirin, dona da Schin, afirmou que não teve a intenção “de discriminar ou ofender qualquer indivíduo ou região/cidade”. “Reforçamos o nosso respeito a cidade de Blumenau e ao estado de Santa Catarina, informando que a Brasil Kirin conduz seus negócios com retidão, ética, integridade e respeito pela dignidade de todos os seus públicos e, portanto, não concorda com qualquer tipo de discriminação”, disse, em nota.
Mesmo com a retirada do comercial do ar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu, nesta quarta-feira, um processo para julgar a campanha. Veja o vídeo.
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(Da redação)