PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Ações de estatais sobem menos que privadas, mas pagam mais dividendos

Embraer, com alta de 124%, é a companhia que mais se valorizou em 2024, enquanto a Petrobras lidera os pagamentos de dividendos, mostra levantamento

Por Juliana Elias Atualizado em 22 nov 2024, 12h48 - Publicado em 22 nov 2024, 12h03

As cinco ações de empresas estatais listadas na B3, a bolsa de valores brasileira, que mais se valorizaram neste ano deram um retorno menor do que as top 5 privadas, de acordo com um levantamento feito pela Quantum Finance, empresa de análise de dados financeiros. Por outro lado, o pagamento de dividendos feito pelas companhias públicas foi, no geral, maior do que o das pares privadas.

A análise foi feita depois de a B3 ter lançado, no início de outubro, seus mais dois novos índices de ações de referência: o Ibovespa B3 Estatais (IBEE) e o Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP). A Quantum levantou as cinco ações de cada índice que mais renderam em 2024, além das cinco de cada que tiveram o maior retorno em dividendos, medido pelo chamado “dividend yield”, que é o valor do dividendos pagos em relação ao valor da ação. Foram consideradas os retornos acumulados até 29 de outubro.

image001
As ações que mais se valorizaram e mais pagaram dividendos em 2024, até 19/11 (Quantum Finance/Divulgação)

No grupo das estatais, a ação que mais se valorizou até aqui em 2024 foi a da distribuidora de energia mineira Cemig, que subiu 43%. É menos do que o menor rendimento das top 5 privadas – a Marfrig, com alta de 57%. O maior retorno de 2024 é o da Embraer, que já se valorizou em 124%.

Já quando se olha para a taxa de retorno dos dividendos, a lista é liderada pelas estatais, com a Petrobras pagando quase 14% em seu preço em dividendos e, a Cemig, quase 10%. Os maiores dividendos entre as privadas vieram da CSN, de 12,3%, e da petroleira PetroReconcavo, com 8,7%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.