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Ação do Facebook é precificada no topo das estimativas

Por Da Redação
17 Maio 2012, 21h36

Por Olivia Oran e Alistair Barr

NOVA YORK/SAN FRANCISCO, 17 Mai (Reuters) – O Facebook precificou sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) no teto da sua faixa pretendida para levantar mais de 16 bilhões de dólares, com forte demanda, principalmente de investidores de varejo, impulsionando a antecipação da grande estreia da ação, que começa a ser negociada na sexta-feira na Nasdaq.

As previsões de quanto será a alta da ação no primeiro dia de negociações variam bastante. Alguns especialistas dizem que qualquer salto abaixo de 50 por cento seria decepcionante. Outros observadores dizem que a grande quantidade de ações, aliada à elevada faixa de preço, pode reduzir os ganhos do primeiro dia em até 10 por cento.

“Creio que qualquer valor acima de 50 por cento fará com que o IPO seja considerado bem-sucedido -qualquer número menor seria frustrante”, disse o analista Jim Krapfel, do Morningstar. “Muitos investidores de varejo não estão preocupados com a avaliação. Isso fará com que o papel dispare em seu primeiro dia”.

O Facebook está vendendo 15 por cento das ações a 38 dólares por ação, o que confere à maior rede social do mundo uma avaliação de 104 bilhões de dólares.

A oferta concede à empresa, que foi fundada há oito anos num dormitório da Universidade de Harvard, uma avaliação próxima à da Amazon e superior às da HP e a da Dell somadas.

O entusiasmo do investidor pelas ações do Facebook ocorre apesar dos questionamentos sobre as capacidades da companhia de gerar dinheiro a longo prazo, particularmente depois que ela reportou em abril um recuo na receita trimestral.

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“Centenas de milhões de pessoas estão extremamente apaixonadas por esse produto. Muitas pessoas querem fazer parte deste evento, desta companhia com que têm afinidade. Isto está criando um nível de excitação pela ação que você normalmente não vê”, afirmou Steve Weinstein, analista da ITG Research.

Com cerca de 900 milhões de usuários, o Facebook elevou a faixa de preço-alvo do IPO para entre 34 e 38 dólares, ante um intervalo entre 28 e 35 dólares. Mais da metade dos recursos da oferta serão destinados aos atuais acionistas, incluindo os primeiros apoiadores, como a Accel Partners e a DST Global, da Rússia.

O Facebook poderia levantar próximo de 18,4 bilhões de dólares se for exercido um lote adicional de ações, fazendo do IPO o segundo maior de toda a história dos Estados Unidos, atrás da Visa.

O especialista Lee Simmons, do Dun & Bradstreet, prevê ganhos entre 10 e 20 por cento pelo Facebook na sexta-feira.

“É uma oferta de grandes proporções a um preço elevado -então pode ser difícil alcançar uma grande alta”, disse Simmons.

“Quando se fala de dobrar ou uma alta do tamanho do LinkedIn, é mais difícil de cumprir essa meta, já que o Facebook está oferecendo mais ações.”, adicionou.

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Apesar das altas expectativas, Facebook enfrenta o desafio de manter seu crescimento.

Alguns investidores estão preocupados com o fato de que a companhia ainda não apresentou maneiras de gerar receita com o crescente número de usuários que acessam o Facebook por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Ao mesmo tempo, o crescimento da receita do segmento de publicidade online do Facebook, que contabiliza o principal de sua receita, desacelerou nos últimos meses.

A GM disse na terça-feira que suspenderia a colocação de anúncios no Facebook, elevando questionamentos sobre se a publicidade no site está efetivamente alcançando consumidores.

O Facebook possui 33 coordenadores para o IPO, liderados pelo Morgan Stanley, JPMorgan e Goldman Sachs.

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