Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Abengoa passa à Cemig 50% dos ativos de suas linhas de transmissão no Brasil

Madri, 15 mar (EFE).- A companhia espanhola Abengoa fechou um acordo com a brasileira Cemig para repassá-la os 50% de ativos restantes da empresa Taesa, que opera linhas de transmissão no Brasil.

Segundo uma nota de imprensa divulgada nesta quinta-feira pela Abengoa, a operação reforçará o balanço da companhia espanhola, que obterá receitas de 376 milhões de euros (R$ 884 milhões).

Isso permitirá uma redução de 25% do endividamento líquido corporativo registrado em 31 de dezembro de 2011, além de uma redução da dívida bruta de 210 milhões de euros (R$ 494 milhões).

As linhas de transmissão repassadas à Cemig somam 2.138 quilômetros, estão em operação há cinco anos em média e a construção delas foi outorgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e iniciada entre 2004 e 2008.

Com este acordo, a Cemig fica com 100% do controle das concessões, pois no dia 3 de junho do ano passado já havia adquirido os outros 50% das quatro concessões que são objetos desta operação.

Após a operação, a Abengoa manterá no Brasil uma bolsa de ativos de transmissão com mais de 4,4 mil quilômetros e três usinas de produção de etanol.

Na nota de imprensa, o executivo-chefe da Abengoa, Manuel Sánchez Ortega, diz que a companhia espanhola continua apostando no Brasil, país que se consolidou no ano passado como o segundo em receitas da empresa e que atualmente representa 21% de suas vendas.

A Abengoa, que se dedica à aplicação de soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável nos setores de energia e meio ambiente, está presente no Brasil há mais de 30 anos. EFE