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A nova tecnologia digital que promete ser ‘arma secreta’ na Black Friday

A DataTag identifica os visitantes de plataformas de e-commerce, analisa potenciais clientes e mapeia seu comportamento digital

Por Leticia Yamakami Atualizado em 4 nov 2024, 19h06 - Publicado em 4 nov 2024, 18h21

Uma recente pesquisa do Google aponta que nove em cada dez brasileiros pesquisam em até seis sites diferentes antes de comprar produtos.  Esse comportamento gera 95% de tráfego de usuários que não terminam  de fazer o cadastro nas plataformas de e-commerce do país e tem como consequência o que o mercado varejista chama de “síndrome do carrinho abandonado”. O fenômeno corresponde à ausência de identificação dos visitantes, o que gera um número elevado de desistências de compras. Segundo o estudo, algumas das responsáveis por esse processo são a ineficiência das campanhas de marketing, o alto custo para “resgatar” o consumidor levando ele novamente ao carrinho de compras, o que no jargão das empresas é chamado de retargeting e a dificuldade na personalização na experiência do usuário.

Como tentativa de reverter a situação, a PH3A Tecnologia da Informação, empresa focada em tecnologia de dados, desenvolveu a DataTag, ferramenta capaz de identificar usuários que não terminam de fazer o cadastro ou  navegam deslogados dos sites de vendas, captando muito mais dados de audiência, identificando mais potenciais clientes, entendendo seu comportamento digital e trajeto de navegação e analisando pontos positivos e negativos do comércio digital. Especialistas da companhia afirmam que esse novo artifício deve impactar o cenário de vendas da Black Friday em novembro a partir deste ano, definindo-a como “arma secreta para o setor do varejo”.

Com mais dados capturados, os vendedores poderão calcular com maior exatidão o perfil do cliente ideal e direcionar melhor suas ações de marketing, tornando-as mais focadas e rentáveis. De acordo com a PH3A, os ajustes nas campanhas se tornarão mais ágeis, gerando mais leads qualificados, mais taxa de conversão, mais vendas e menor Custo de Aquisição do Cliente (CAC). O objetivo é oferecer a melhor experiência para o usuário em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, a empresa ainda pode otimizar sua compra de mídia por identificar quais são as melhores fontes de tráfego qualificado.

A PH3A faz a seguinte analogia: com a DataTag, a companhia deixará de prospectar “em mar aberto” para prospectar “em aquário qualificado”, multiplicando seus ganhos. A estratégia de uso da tecnologia para seus clientes rendeu prêmios Abemd (Associação Brasileira de Marketing de Dados) e diversas marcas já estão usufruindo dessa solução, segundo a empresa.

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