Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A marca global que quer continuar lucrando na Rússia em meio à guerra

A japonesa Uniqlo, uma das maiores redes de fast fashion do mundo, não adere ao êxodo das multinacionais; 'roupa é necessidade', diz chefe da empresa

Por Larissa Quintino Atualizado em 7 mar 2022, 10h31 - Publicado em 7 mar 2022, 09h38

A japonesa Fast Retailing, maior varejista da Ásia e controladora da rede de fast fashion Uniqlo, continuará a operar na Rússia, mesmo com a pressão internacional e a onda de saída de empresas para isolar o país de Valdimir Putin após a invasão da Ucrânia

“A roupa é uma necessidade da vida. O povo da Rússia tem o mesmo direito de viver que nós”, disse o presidente-executivo da empresa, Tadashi Yanai, em um e-mail ao qual o jornal Nikkei teve acesso. Assim, as 50 lojas da Uniqlo espalhadas pela Rússia continuarão operando. As concorrentes H&M, Zara, Asos e Boohoo anunciaram na semana passada a suspensão de vendas no país. O mesmo ocorre com marcas esportivas como Nike e Puma, além das de luxo como Burberry e LVMH.  

Yanai disse que questiona uma tendência que pressiona as empresas a fazerem escolhas políticas. Em abril do ano passado, ele se recusou a comentar questões sobre o fornecimento de algodão da região chinesa de Xinjiang e disse que não ficaria em meio à disputa política entre americanos e chineses. Na ocasião, várias marcas de moda, como a Nike, afirmaram que não usariam o algodão da região. O comunicado ocorreu um mês antes dos EUA bloquearem um carregamento de camisas da Uniqlo por preocupações com trabalho forçado. A empresa também enfrenta uma investigação francesa ao lado de várias marcas de moda.

Além da Rússia, a empresa opera em outros dezessete países e tem presença em quatro continentes, exceto a África. Também não há pontos de venda da marca nos países da América Latina.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.