
Javier Picazo Feliú.
Chiba (Japão), 6 mar (EFE).- O guaraná brasileiro, a chicha roxa (aguardente de milho dessa cor) peruana, o abacate mexicano, o presunto serrano espanhol, o vinho argentino e o café colombiano foram nesta terça-feira alguns dos produtos apresentados ao público japonês na Foodex, a maior feira alimentícia da Ásia, inaugurada nos arredores de Tóquio.
Esta 37ª edição da feira, que até sexta recebe mais de 2.390 expositores de 72 países, destacou a presença de vários países da América Latina, entre eles o Brasil, que é dono de um dos principais pavilhões da feira.
No espaço estão mais de 35 empresas que estão se destacando pela variedade de seus produtos naturais como o guaraná, do qual 10 mil toneladas anuais são exportadas ao Japão, o mel e o frango.
Entre os produtos importantes também figura o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo e ideal para ser preparado no tradicional estilo japonês de ‘sashimi’ ou grelhado, explicou à Agência Efe um dos responsáveis pelo pavilhão do país.
No Centro de Exposições Makuhari Messe, em Chiba, perto de Tóquio, devem passar até sexta-feira mais 80 mil visitantes para conhecer as últimas novidades em produtos gastronômicos do mundo.
Em ritmo de mariachi, o México atraiu a atenção dos visitantes com produtos de 70 empresas, incluindo uma ampla variedade de abacate (produto mexicano que alcança 90% do mercado japonês), tequila, molhos e carnes.
A Colômbia seduziu com o aroma de seus cafés, tanto os tostados quanto os instantâneos, e a Argentina foi representada por seis empresas que apresentaram seus vinhos, os produtos pesqueiros e os orgânicos, como os sais, o azeite de oliva e o doce de leite.
Os organizadores da Foodex indicaram o aumento da presença internacional nessa edição pela tendência de alta do iene frente ao euro e ao dólar nos últimos meses, aumentando o poder aquisitivo dos distribuidores japoneses na hora de importar produtos. EFE