Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Vai-Vai quebra hegemonia da Mocidade e leva o Carnaval

Em disputa acirrada com a adversária tricampeã, escola da Bela Vista faturou o 15º troféu com enrendo em homenagem à cantora Elis Regina

Por Luís Lima 17 fev 2015, 16h24

(Atualizado às 22h28)

Com enredo em homenagem à cantora Elis Regina, a Vai-Vai, do bairro da Bela Vista (Bixiga), no Centro, venceu o Carnaval de São Paulo deste ano. Foi o 15ª título da escola alvinegra, que se consolida como a maior campeã do Carnaval paulista.

A vitória neste ano foi apertada: até a última etapa da apuração, quem liderava a disputa com base em critérios de desempate era uma de suas maiores adversárias, a Mocidade Alegre, do bairro do Limão, que buscava o quarto troféu consecutivo – possui 10 vitórias no total. Coincidentemente, a escola vermelho e verde também optou por um samba biográfico, em homenagem a outra grande estrela brasileira, a atriz Marília Pêra. Ambas desfilaram na madrugada de domingo.

No quesito final, que avaliou a evolução das escolas no Sambódromo do Anhembi, deu Vai-Vai. A escola da Bela Vista terminou com três décimos de vantagem: 269,9 ante 269,6 – de 270 possíveis.

Comemoração – A cantora Maria Rita, filha de Elis Regina, comemorou a vitória em posts no Twitter. “Não tô acreditando”, escreveu. “E é o que eu digo: enquanto ela estiver viva no coração do povo, ela não foi a lugar algum!!! Salve dona Elis! Salve mamãe! Salve a saracura!!!”.

Aos gritos de “A campeã voltou”, os integrantes da Vai-Vai lotaram a quadra da escola. A multidão tomou conta da rua São Vicente, no Bixiga, para recepcionar a taça de campeã cantando o samba-enredo. A chuva que chegou pouco depois das 18 horas só deixou os sambistas mais animados.

O maestro João Carlos Martins chegou à festa da agremiação pouco antes das 19 horas dizendo que “a música venceu de novo”. “Finalmente essa grande personalidade da música brasileira teve uma homenagem à altura dela”, disse Martins.

O título anterior da Vai-Vai foi conquistado em 2011, com o enredo “A música venceu”, baseado na história do maestro, que foi ao Anhembi nesta terça acompanhar a apuração dos votos. “O pessoal da Vai-Vai fez questão que eu fosse acompanhar a apuração junto com eles porque eu seria tipo um amuleto. Agora realmente fiquei com a fama de pé quente.”

Desfile – A campeã levou para o sambódromo o enredo Simplesmente Elis: a fábula de uma voz na transversal do tempo. A cantora completaria 70 anos em 2015. A letra faz referências a sucessos de Elis, como o refrão de Maria, Maria, composição de Milton Nascimento. Foram 3.000 componentes na pista, divididos em 25 alas.

Continua após a publicidade

O carro abre-alas, inspirado na canção Arrastão, primeiro grande sucesso da cantora, teve como destaque Dona Olímpia, a mais velha componente da escola, com 100 anos de idade. Outros carros lembraram célebres programas musicais e os festivais de música na televisão.

O desfile teve a presença dos filhos da cantora, Maria Rita, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli. Também desfilaram a cantora Ângela Maria, a apresentadora Ana Hickmann, o cantor Jair de Oliveira e o ex-jogador Cafu.

A vitória representa uma redenção para a Vai-Vai, que amargou o 9º lugar no ano passado. O último título da maior campeã de São Paulo havia sido conquistado em 2011, com um enredo em homenagem ao maestro João Carlos Martins.

Rebaixamento – A Tom Maior e a Mancha Verde – que havia retornado à divisão de elite neste ano – foram rebaixadas.

A Acadêmicos do Tatuapé, que iniciou a apuração com a punição de 1,1 ponto, livrou-se por um décimo da queda. A escola da Zona Leste estourou em um minuto o tempo máximo permitido de desfile. O regulamento estabelece a redução de um ponto por excesso de prazo e um décimo a cada minuto a mais utilizado.

No total, as agremiações foram avaliadas em nove quesitos, cada um analisado por quatro jurados. A menor nota, que vai de oito a dez pontos, foi descartada.

Como nos últimos anos, a apuração da escola campeã do Carnaval de São Paulo não foi aberta ao público. Apenas dez representantes de cada agremiação acompanharam o evento no Anhembi.

O desfile das campeãs, que reúne as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, acontecerá nesta sexta-feira.

Galeria de imagens: As musas do Carnaval de São Paulo

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade