Streaming agora vai entrar na conta das vendas de artistas
Com isso, internet vai pesar na concessão de discos de ouro, platina e diamante a artistas bem acessados em sites como o YouTube
Sendo o YouTube um dos serviços de streaming mais populares, espera-se também que virais como Gangnam Style e Harlem Shake se tornem com facilidade singles de platina
A RIAA (Recording Industry Association of America), associação que representa a indústria fonográfica nos Estados Unidos, anunciou que músicas e álbuns acessados via streaming serão contabilizados no montante de vendas que concedem discos de ouro, platina e diamante aos artistas.
Leia também:
A audiência digital agora é oficial. E isso é só o começo
Música digital dispara no país e VEJA testa os serviços
A novidade passará a medir como as pessoas consomem música nos dias de hoje. A expectativa é de que o número de vendas cresça consideravelmente. Pela nova contagem, cada cem canções ouvidas via streaming devem corresponder a uma cópia vendida de um single vendido, de acordo com o site Noisey.
Cono o YouTube é um dos serviços de streaming mais populares, espera-se também que virais como Gangnam Style e Harlem Shake se tornem com facilidade singles de platina, pela grande quantidade de acessos na rede. Neste caminho, a produção de videoclipes elaborados e bem produzidos deve crescer, para atrair o máximo de cliques.
Leia também:
O especialista em tecnologia que desvendou o fenômeno ‘Harlem Shake’
O impacto dos vídeos virais na vida off-line
1. Psy – Gangnam Style
O sul-coreano Psy criou um dos vídeos musicais mais incoerentes já vistos no YouTube. Curiosamente, o ritmo agradou tanto que ele chegou a receber um convite para participar de um show com a cantora Madonna. Agora, ele desfruta a posição de artista mais popular do site.
2. Justin Bieber – Baby
O jovem Bieber sempre foi um dos favoritos do site. Durante muito tempo, seu clipe Baby ocupou o topo da lista. Hoje ele conta com mais de 810 milhões de visualizações.
3. Jennifer Lopez – On The Floor
A cantora e atriz Jeniffer Lopez ocupa a Terceira posição da lista com seu hit On The Floor, que conta com mais de 630 milhões de visualizações.
4. Eminem – Love The Way You Lie
O rapper Eminem sempre contou com a ajuda do YouTube para promover seus clips. Com um público fiel, ele conquistou a quarta posição com seu clipe Love The Way You Lie, com mais de 520 milhões de visualizações.
5. LMFAO – Party Rock Anthem
Irreverente, a dupla LMFAO ganhou destaque com seu hit Party Rock Anthem. Recentemente, o clipe ultrapassou a marca de 505 milhões de visualizações no site.
6. Waka Waka (This Time for Africa)
Interpretada pela cantor Shakira, a música Waka Waka foi um dos hinos da Copa do Mundo de 2010. Ao todo, foram mais de 500 milhões de visualizações.
7. Charlie bit my finger – again!
Sem músicas ou cantores famosos, o sétimo vídeo mais visto do YouTube mostra dois irmãos brincando. Até hoje, mais de 500 milhões de pessoas aprovaram a mordida de Charlie.
8. Lady Gaga – Bad Romance
A polêmica Lady Gaga já esteve no topo da lista com seu clipe Bad Romance. Hoje, com pouco mais de 500 milhões de visualizações, ela perde terreno para outros artistas.
9. Michel Teló – Ai Se Eu Te Pego – Oficial (Assim você me mata)
O paranaense Michel Teló, que se projetou internacionalmente com o hit Ai, Se Eu Te Pego. Mesmo sob constantes críticas, seu clipe alcançou a impressionante marca de quase 470 milhões de visualizações no YouTube.
10. Don Omar – Danza Kuduro
A canção interpretada por Don Omar chegou a ganhar uma adaptação para o português, além de espaço na abertura do folhetim Avenida Brasil, da rede Globo. Até hoje, o clipe foi visto por mais de 410 milhões de pessoas.