Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Sobrinha-neta de Disney diz que ele não foi o ‘santo’ retratado em filme

Em seu perfil no Facebook, Abigail Disney concordou com as críticas feitas por Meryl Streep ao seu tio-avô, chamado pela atriz de misógino e racista

Por Da Redação 21 jan 2014, 17h53

Apesar de ser da mesma família, a sobrinha-neta de Walt Disney, Abigail Disney, não guarda remorsos de Meryl Streep pelas críticas disparadas ao seu tio-avô, a quem a atriz chamou de “misógino” e “racista” durante uma premiação em Nova York. Pelo contrário. Em seu perfil no Facebook, a produtora e ativista concordou com os adjetivos e ainda afirmou que o personagem retratado por Tom Hanks no longa Walt nos Bastidores de Mary Poppins é bem diferente do que era o criador da Disney na vida real. “Foi uma tentativa descarada do estúdio de fazer dele um santo”, escreveu.

Na publicação, Abigail conta que sofre uma mistura de sentimentos a respeito do tio-avô, mas não o poupou de críticas. “Antissemita? Correto. Misógino? Com certeza. Racista? Claro que sim, ele fez um filme (Mogli – O Menino Lobo) a respeito da importância de estar ‘com sua própria espécie’ no auge da luta contra a segregação”, disse a produtora.

Tom Hanks: ‘Não quero que a imprensa diga que sou otário. Eu não sou’

A importância de Walt Disney, no entanto, não foi ignorada por ela, que destaca os grandes feitos e o talento do irmão de seu avô. “Sua visão era incrível e ele trouxe alegria para muitas pessoas ao redor do mundo”, afirmou. Segundo o site da revista americana The Hollywood Reporter, os estúdios da Walt Disney preferiram não comentar o caso.

Esta não foi a primeira vez que Abigail fez críticas a Disney ou a seu império. Em 2013, também via Facebook, ela disse que os negócios da família são baseados em “emburrecer e mediocrizar” as pessoas. Um ano antes, a produtora já havia renunciado à sua parte nos lucros referentes a um investimento do estúdio na fabricante israelense de cosméticos Ahava, que, segundo ela, “explora os recursos naturais de uma terra ocupada.”

Walt nos Bastidores de Mary Poppins estreia no próximo dia 7 de fevereiro no Brasil.

Continua após a publicidade
Publicidade