Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

‘Saturday Night Live’ contrata comediante negra para rebater críticas

Por Da Redação 7 jan 2014, 18h37

A comediante Sasheer Zamata foi incluída no elenco do humorístico Saturday Night Life, se tornando a primeira negra da atração em seis anos e ajudando o programa, um clássico da TV americana, a rebater críticas de segregação racial. Segundo o Twitter oficial da atração, que é transmitida pela emissora NBC, Sasheer, escolhida após um extenso processo de audições por todo o país, estreará ainda este mês. Maya Rudolph, a última atriz negra, deixou o Saturday Night Life em 2007 após assumir papéis de pessoas negras — como na famosa paródia do parto de Beyoncé.

Com formação teatral em Nova York e séries de TV como Inside Amy Schumer no currículo, Sasheer está em linha com outras artistas negras que tiveram papel de destaque no programa, como Ellen Cleghorne (1991-1995) e, nos anos 1980, Yvonne Hudson e Danitra Vance.

Em 2013, o programa tinha acrescentado seis novos rostos a seu elenco de comediantes, todos brancos, exceto pela latino-tunisiana Noel Wells, o que gerou críticas contra a atração, cujos únicos rostos negros eram de homens — Kenan Thompson e Jay Pharoah — em um elenco total de 16 pessoas. As críticas, aliás, tiveram origem interna. Kenan Thompson e Jay Pharoah foram os primeiros a comentar abertamente a pouca representação de pessoas negras no programa, o que fez com que seus criadores iniciassem um casting que percorreu Chicago, Los Angeles e Nova York.

O Saturday Night Live, criado por Lorne Michaels, é uma tradicional plataforma de lançamento de atores nos Estados Unidos. O programa revelou nomes como Jimmy Fallon, Bill Murray, Eddie Murphy, Mike Myers, Will Ferrell e Kristen Wiig. Além disso, personalidades como Justin Timberlake, Madonna, Barbra Streisand, Lady Gaga e Beyoncé participaram de diferentes esquetes do programa, cujo formato foi vendido para países como Brasil, Espanha, Itália e Japão.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade