Clique e assine a partir de 9,90/mês

Rio de Janeiro respira cinema pelos próximos 15 dias

Festival do Rio 2012 começa nesta quinta com 'Gonzaga - de Pai para Filho'

Por Pollyane Lima e Silva, do Rio de Janeiro - 27 set 2012, 15h30

Desta quinta-feira até o próximo dia 11 de outubro, o Rio de Janeiro se torna a capital do cinema. São 400 filmes de mais de 60 países exibidos em salas convencionais, cinemas, praças e até na praia. É o Festival do Rio 2012, que começa com a exibição da história do Rei do Baião, contada pela primeira vez no cinema: Gonzaga – de Pai pra Filho. O longa de Breno Silveira (o mesmo diretor de 2 Filhos de Francisco) será exibido na sessão hors concours do evento, em noite de gala no Odeon Petrobras. A estreia nacional está marcada para 26 de outubro.

Gonzaga dedicou 40 anos de sua vida à música. Encantou todo o país, mas nunca soube como lidar com o filho, que deixou aos cuidados dos padrinhos ainda menino quando a mulher, Odaléia, morreu de tuberculose. No filme, Gonzaguinha, já adulto, tenta se aproximar do pai e descobre, junto com o público, a história do sanfoneiro nascido na cidade de Exu, sertão de Pernambuco, que teve uma infância pobre e precisou fugir para não ser morto por um coronel.

Na cidade grande, alista-se no Exército, onde teria cama e comida garantidas. Prometeu ao pai que se tornaria um homem e que não mataria uma única pessoa. Cumpriu. Passados dez anos, deixa a vida dos quartéis para trás e tenta ganhar a vida com música no Rio de Janeiro. Descobre, então, que precisa buscar o sertão que há dentro dele e reaprender a cultura da sua terra – incluindo o arrasta-pé que o fazia tão bem na adolescência e que ele, àquela altura, já havia desaprendido. Quando ele se apaixona novamente pelo ‘vira-e-mexe’, conquista todo o Brasil.

Em casa, sem o pai, Gonzaguinha era obrigado a acompanhar a trajetória de Gonzagão em jornais e revistas da época – o mesmo que fez Luiz Gonzaga depois que o sucesso se foi e era a vez do filho de emocionar multidões. A música, como não poderia deixar de ser, permeia toda a discussão de uma relação que só passou a existir depois que um abraço fraterno perdoa os erros de ambos no passado e os leva a dividir o palco na turnê Vida do Viajante, em 1981.

Assista, no vídeo abaixo, ao trailer de Gonzaga – De Pai pra Filho:

Evento – O Festival do Rio 2012 terá 20 mostras, entre as tradicionais – Panorama, Premières Brasil e Latina, Midnight Movies – e exclusivas: Imagens de Portugal (que homenageia os cineastas Manoel de Oliveira, João Pedro Rodrigues e Alberto Cavalcanti), Foco UK (Grã-Bretanha) e uma retrospectiva de John Carpenter, mestre dos filmes de terror. O público escolhe o melhor filme da Première Brasil e participa de debates com personalidades do cinema nacional e mundial.

Além das telas convencionais, o festival ganha novos espaços nesta edição, como o Cinema na Praia, que exibe em Copacabana Pleasure Garden, o primeiro filme de Alfred Hitchcock, de 1926, com a trilha sonora original tocada pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Mostras especiais levam sessões ao Complexo do Alemão, à Vila Cruzeiro, à Cidade de Deus e até ao recém-inaugurado Parque Madureira. A sede do evento é no Armazém 6 do Cais do Porto.

Confira, na lista abaixo, os filmes da mostra competitiva de ficção:

http://www.youtube.com/embed/GTA_1A9HqYM
A Busca

Sinopse: A Busca é um thriller dramático. No fim de semana que completaria 15 anos, Pedro viaja mas não volta. Seu pai – o médico Theo – cai na estrada seguindo pistas desconcertantes. A viagem – que era para resgatar o filho – acaba transformando o pai.

Elenco: Wagner Moura, Mariana Lima, Lima Duarte

Direção: Luciano Moura

http://www.youtube.com/embed/s4Sf_rq5DVo
Disparos

Sinopse: Ao sair de uma sessão de fotos, Henrique é assaltado por dois motoqueiros, que no mesmo instante são atropelados por um carro não identificado. Assustado, ele recupera sua câmera e vai embora, mas precisa voltar ao local para resgatar o cartão de memória perdido. Ao retornar, o fotógrafo se envolve em situações kafkanianas, pois, de vítima, ele passa a ser acusado de crime por omissão de socorro. Henrique agora tentará se inocentar, ainda que se sinta cada vez menos inocente.

Elenco: Caco Ciocler, Julio Adrião, Gustavo Machado

Direção: Juliana Reis

Vladimir Brichta está no elenco do filme 'A Coleção Invisível'
Vladimir Brichta está no elenco do filme ‘A Coleção Invisível’ VEJA

http://www.youtube.com/embed/EtQPQjpxW6E
A Floresta de Jonathas

Sinopse: Jonathas vive com os pais e o irmão, Juliano, em um sítio na área rural do Amazonas. A família colhe e vende frutas regionais. Uma barraca de frutas na beira da estrada é o lugar de contato com novos amigos e as novidades do mundo. Os irmãos conhecem Milly, uma visitante da Ucrânia, e o indígena Kedassere. O grupo decide, então, passar o fim de semana em um camping. Mesmo contra a vontade paterna, seduzido por Milly e pela floresta, Jonathas empreende a mais transformadora de suas jornadas.

Elenco: Francisco Mendes, Begê Muniz, Chico Diaz

Direção: Sérgio Andrade

Continua após a publicidade

Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento estão no elenco de 'Dores de Amores'
Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento estão no elenco de ‘Dores de Amores’ VEJA

http://www.youtube.com/embed/hwDcUZGDiFk
O Gorila

Sinopse: O ex-dublador Afrânio é um homem solitário e atormentado por lembranças de sua infância. Em seu pequeno apartamento, buscando uma forma de se integrar à sociedade, ele cria um heterônimo: O Gorila. Sob a sombra de sua criação, Afrânio, que é possuidor de uma bela e sedutora voz, passa a telefonar para almas solitárias, em geral mulheres, estimulando fantasias e se alimentando das histórias delas. Durante a ceia de Natal, Afrânio se torna vítima de um misterioso telefonema e se vê obrigado a enfrentar o mundo exterior para impedir um suicídio. Baseado no conto de Sérgio Sant’Anna.

Elenco: Otávio Müller, Mariana Ximenes, Alessandra Negrini

Direção: José Eduardo Belmonte

Leandra Leal está no elenco de 'Éden'
Leandra Leal está no elenco de ‘Éden’ VEJA

http://www.youtube.com/embed/rj0eeHW7lXU
O Som ao Redor

Sinopse: A vida numa rua de classe média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns e tensão para outros numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho.

Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings

Direção: Kleber Mendonça Filho

Ângelo Antônio está no elenco de 'Entre Vales'
Ângelo Antônio está no elenco de ‘Entre Vales’ VEJA

http://www.youtube.com/embed/oaHaGEhU_kE
Primeiro Dia de Um Ano Qualquer

Sinopse: Durante um primeiro do ano, numa rica casa de campo nos arredores do Rio, do amanhecer ao último raio de sol que se esconde na montanha, cruzam-se muitos personagens. Todos em crise, enfrentam as mais variadas finitudes e limitações, terminando por ter uma certeza: a vida continua e o mundo não vai acabar.

Elenco: Maitê Proença, Alexandre Nero, Priscilla Rozenbaum

Direção: Domingos Oliveira

José de Abreu está no elenco de 'Meu Pé de Laranja Lima'
José de Abreu está no elenco de ‘Meu Pé de Laranja Lima’ VEJA

http://www.youtube.com/embed/KwMZ5qiP_ck
Uma história de amor e fúria

Sinopse: Filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

Elenco: Dublagem de Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro

Direção: Luiz Bolognesi

RioMarket – Paralelamente, no RioMarket, negociam-se produções futuras. Executivos, diretores, técnicos e roteiristas discutem como e por que fazer e comercializar cinema, da ideia inicial à exibição. Seminários e workshops (RioSeminars), espaço para comercialização de projetos (RioScreenings) e encontros entre distribuidores e produtores, somam 30 mesas de debates, sete workshops e 500 reuniões de negócios, além de atrações para o público.

Leia também:

Confira a lista completa de filmes em exibição

RioMarket: ‘Quem mais ganha dinheiro com cinema é o governo’

Festival do Rio: a festa do cinema de olho no mercado

Continua após a publicidade
Publicidade