Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Restaurante D.O.M., de Alex Atala, já é o 4º do mundo

Há um ano, brasileiro ocupava a 7ª posição no mesmo ranking, feito pela revista britânica 'Restaurants'. Há dois anos, era o 18º colocado

Por Da Redação 30 abr 2012, 18h00

O restaurante D.O.M., do chef paulista Alex Atala, segue se consagrando internacionalmente. Ele subiu três posições e passou à 4ª colocação do ranking da revista britânica Restaurants, que todos os anos avalia estabelecimentos ao redor do mundo. Em 2010, o restaurante ficou em 18º lugar. Localizado em São Paulo, o D.O.M. conta com uma cozinha sustentável baseada em ingredientes da Amazônia.

Com o resultado, o D.O.M. é o único latino-americano a figurar entre os dez melhores do mundo, atrás do tricampeão dinamarquês Noma e dos espanhóis El Celler de Can Roca e Mugaritz. Completam o top-10 o italiano Osteria Francescana, os americanos Per Se e Alinea, o espanhol Arzak (de Elena Arzak, campeã na categoria chef feminina em 2012), o inglês Dinner by Heston Blumenthal e o americano Eleven Madison Park.

O restaurante peruano Astrid Y Gaston é o segundo latino-americano mais bem cotado no ranking, mas ocupa apenas a 35ª posição. Depois dele, vêm os mexicanos Pujol e Biko, 36º e 38º colocados, respectivamente.

A lista dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”, criada pela revista Restaurants em 2002, é elaborada anualmente por 800 críticos, jornalistas e especialistas internacionais em gastronomia e tem um enorme impacto na popularidade de um restaurante. O anúncio dos vencedores foi feito na noite desta segunda-feira, em Londres, em festa de que Atala participou. No próximo fim de semana, Alex Atala estará servindo galinhada no Minhocão, na Virada Cultural, em São Paulo.

Continua após a publicidade
Publicidade