Clique e assine com até 92% de desconto

Radiohead homenageia veterano de guerra em canção

Por Da Redação 5 ago 2009, 09h40

A banda de rock inglesa Radiohead gravou uma música em homenagem a Harry Patch, veterano britânico da Primeira Guerra Mundial, morto no mês passado, aos 111 anos. Segundo o líder do grupo, Thom Yorke, a canção foi inspirada em uma entrevista em que Patch falava sobre os “verdadeiros horrores da guerra”. O funeral está marcado para esta quinta, na Catedral de Wells.

Também conhecido como Last Tommy (expressão que pode ser traduzida como “último soldado raso”), Patch lutou no conflito mundial entre junho e setembro de 1917, participando da sangrenta batalha de Passchendaele, onde mais de 70.000 soldados britânicos morreram. Essa experiência foi relatada em 2005 para a Radio 4, da BBC.

Na entrevista, Patch critica políticos que usam homens e mulheres inocentes para lutarem por suas guerras. “Dê uma arma a cada um de seus líderes e então deixe que eles lutem por si mesmos”, afirmou o veterano na ocasião. “Eu vi demônios surgindo do solo, eu vi o inferno sob esta Terra. “A próxima [guerra] será química, mas eles nunca vão aprender”.

As palavras de Patch tiveram um “profundo impacto” em Thom Yorke, segundo relatou o vocalista no site da banda. “Elas se tornaram a inspiração para uma música que, casualmente, gravamos poucas semanas antes de sua morte”, escreveu Yorke. Batizada de Harry Patch (In Memory Of), a música estreou nesta quarta na Radio 4, a mesma da entrevista.

“Será muito fácil para a nossa geração esquecer os verdadeiros horrores da guerra, sem pessoas como Harry para nos lembrar”, continuou Yorke. “Espero que não esqueçamos. Como disse Harry, ‘A despeito dos uniformes que usamos, somos todos vítimas’ “. A canção pode ser baixada por uma libra (cerca de 3 reais) no site do Radiohead. As vendas serão revertidas para a Real Legião Britânica.

Segue abaixo a letra da música:

Harry Patch (In Memory Of)

I am the only one that got through

Continua após a publicidade

The others died where ever they fell

It was an ambush

They came up from all sides

Give your leaders each a gun and then let them fight it out themselves

I’ve seen devils coming up from the ground

I’ve seen hell upon this earth

The next will be chemical but they will never learn

Continua após a publicidade
Publicidade