Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Projeto quer levar cinema gratuito ao Mirante 9 de Julho em SP

Crowdfunding planeja arrecadar verbas para instalar uma estrutura de cinema ao livre para o espaço

Por Mabi Barros 28 abr 2017, 09h04

Novo projeto do empresário Facundo Guerra, um dos sócios do bar e restaurante Riviera, quer instalar um cinema no Mirante 9 de Julho, em São Paulo. O espaço já recebe mensalmente exibições gratuitas de filmes, e o sucesso da iniciativa inspirou Guerra a torná-la fixa, por meio de um crowdfunding para custear os equipamentos e estrutura. “Nós queremos promover o acesso à cultura, e também dar espaço aos produtores alternativos e independentes”, explica a produtora Renata Alamy, parceira do empresário no projeto.

Em entrevista a VEJA, Renata conta que foi convidada por Facundo Guerra para coordenar a proposta depois de prestar consultoria ao empresário. “Ele é bastante acessível. Um dia, resolvi tentar a sorte e pedir alguns conselhos de empreendedorismo para ele via Facebook. Fiquei bastante impressionada com a forma como ele foi solícito, e a partir de então fizemos alguns trabalhos juntos.”

O projeto foi construído em colaboração com moradores de São Paulo, que enviaram ideias para Renata e Facundo pelo Instagram ou Facebook. A produtora se mudou de Belo Horizonte para a capital paulista a fim de conduzir pessoalmente a fase “corpo a corpo” da campanha e, durante 90 dias, tomará café com pessoas desconhecidas dispostas a contribuir com o projeto.

Para Renata, a arrecadação coletiva de verba é um ótimo termômetro para a aplicabilidade do projeto. “Se as pessoas não acharem uma boa ideia, elas não irão doar seu dinheiro para ele.” O crowdfunding para a instalação do cinema no Mirante 9 de Julho estará disponível a partir de junho, e funcionará no esquema “tudo ou nada”. Caso ele não levante o montante total proposto — ainda a definir — todos aqueles que participaram receberão o valor integral de sua doação de volta.

Continua após a publicidade

Publicidade