Clique e assine com até 92% de desconto

Príncipe Philip comete mais uma gafe diplomática

Por Da Redação 27 out 2009, 11h09

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, fez piada com o sobrenome de um alto representante indiano – durante uma recepção no Palácio de Buckingham para marcar as relações com a Índia. A brincadeira foi condenada por um grupo republicano, que chamou a atenção para a falta de timing do Duque de Edimburgo.

Philip não se intimidou sequer com as cerca de 400 personalidades indianas influentes que estavam presentes no evento, destinado a marcar a chegada da presidente da Índia, Pratibha Patil, em Londres. Ao cumprimentar o líder empresarial Atul Patel, olhou para o crachá do indiano e disse: “Há muitos da sua família por aqui hoje à noite”.

A piada de Philip, divulgada nesta terça-feira pelo tablóide britânico The Sun, brinca com o fato de que Patel é o segundo sobrenome mais comum na Índia, atrás apenas de Singh. Só na Grã-Bretanha, segundo o jornal, há cerca de 670.000 indianos chamados Patel – o que também faz dele o 24º sobrenome mais comum do país.

Um comunicado do porta-voz de Patel confirmou o acontecido, mas garantiu que o executivo levou na esportiva e não se sentiu “de forma alguma” ofendido. Apesar disso, o grupo não-partidário Republic, que faz campanha pela abolição da monarquia, considerou a fala de Philip “profundamente vergonhosa” e um indício da falta de tino do príncipe.

Continua após a publicidade
Publicidade