Clique e assine a partir de 9,90/mês

Porta dos Fundos é canal mais influente do mundo, diz estudo

Humorístico brasileiro lidera ranking de produtor de vídeos digitais com maior engajamento em 2016

Por Da redação - Atualizado em 21 dez 2016, 11h59 - Publicado em 21 dez 2016, 11h56

O brasileiro Porta dos Fundos ficou no primeiro lugar na lista de dez canais mais influentes do mundo em 2016, segundo o estudo feito pela empresa americana Zefr, especializada em análise de conteúdo digital.

A pesquisa aponta que o canal teve ao longo do ano mais de 2,9 bilhões de engajamentos — relacionado à reação dos espectadores, como curtidas, comentários e compartilhamentos — e um alcance de 19 milhões em plataformas cruzadas, no caso YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. O youtuber PewDiePie, considerado o mais bem sucedido no site de vídeos, ficou em quarto lugar.

Confira o ranking:

Porta dos Fundos

O canal idealizado por Ian SBF, Antonio Tabet, Fabio Porchat, Gregorio Duvivier e João Vincente de Castro possui 12,8 milhões de inscritos e conquistou um engajamento de 2,9 bilhões, alcançando 19 milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

Jacksepticeye

O youtuber irlandês comenta jogos de videogames em seu canal, que possui 13,6 milhões de inscritos. Segundo o estudo, ele teve 1,9 bilhão de engajamento em 2016, alcançando 19 milhões de pessoas.

VanossGaming

Com 19,4 milhões de inscritos, o canal do canadense Evan Fong oferece um tom humorístico enquanto comenta jogos de videogame. O jovem de 24 anos prefere não mostrar o rosto, usando um avatar animado como representante. Em 2016, ele conquistou 1,6 bilhão de engajamento, com alcance de 25 milhões.

PewDiePie

Recentemente, o youtuber mais famoso do mundo prometeu apagar seu canal ao chegar nos 50 milhões de seguidores. Bem, ele já passou dos 51 milhões, fez uma piada e disse que deleta tudo aos 100 milhões. O jeito engraçadão do rapaz nascido na Suécia o levou ao topo da lista da Forbes de influenciadores digitais mais bem pagos do mundo, com 15 milhões de dólares ganhos em 2016. Ao longo do ano, ele conquistou um engajamento de 1,6 bilhão, com 80 milhões de alcance.

Roman Atwood

Humor, situações familiares e desafios toscos fizeram de Atwood o segundo youtuber mais bem pago do ano, com 8 milhões de dólares ganhos em 2016. No estudo de influenciadores digitais, contudo, o rapaz ficou em quinto lugar, com 1,4 bilhão em engajamento, e 17 milhões de alcance. Seu canal conta atualmente com 10,5 milhões de inscritos.

Continua após a publicidade

Screen Junkies

O canal de cultura pop americano se tornou popular ao ironizar filmes, produzir entrevistas engraçadas com diretores e atores, além de lançar trailers honestos sobre importantes lançamentos. Os trailers, aliás, renderam ao canal uma indicação ao Emmy, na categoria de curtas de variedade. Ao longo do ano, eles alcançaram 6 milhões de pessoas, com 1,3 bilhão de engajamento.

elrubiusOMG

Outro youtuber especializado em videogame aparece na lista. O espanhol Ruben Dobias Gunderson alcançou 36 milhões de pessoas, com 1,3 bilhão de engajamento. Seu canal conta com 22 milhões de inscritos.

Markiplier

Voltado para games de terror, o youtuber Mark Edward Fischbach embolsou 5,5 milhões de dólares no ano. Com 15,7 milhões de inscritos, seu canal teve 1 bilhão de engajamento, com alcance de 28 milhões.

Continua após a publicidade

Family Fun Pack

Cinco irmãos com pouca diferença de idade entre si, seus pais (a mãe anunciou a gravidez do sexto herdeiro) e dois cachorros estrelam o canal no YouTube que mostra o cotidiano da agitada família. Com 4,3 milhões de inscritos, o grupo alcançou 983 milhões de engajamento, com alcance de 4 milhões.

Aaron DeBoer

Cultura pop, piadas, brincadeiras entre crianças, cosplay e desafios dominam o canal, que possui 1,9 milhão de inscritos. A família teve 928 milhões de engajamento e 1,9 milhão de alcance.

Publicidade