1/45 Xuxa e Luis Lobianco na gravação de Contrato Vitalício, o primeiro filme do Porta dos Fundos (Reprodução/ Instagram/VEJA)
2/45 Xuxa leva tiro em esquete do Porta dos Fundos (Reprodução/VEJA)
3/45 Xuxa no lançamento da rede de franquia Espaçolaser (Raphael Castello)
4/45 Xuxa e os garotos Daivison, João e Pedro, em foto postada pela apresentadora no Facebook (Reprodução)
5/45 Alda, mãe de Xuxa, com uma de suas netas (Reprodução)
6/45 Xuxa com sua mãe, Alda, e seu irmão, Blad (Reprodução)
7/45 Xuxa, com seu visual inspirado em (para não dizer copiado de) Ellen DeGeneres (VEJA.com/Instagram)
8/45 Xuxa, com seu visual inspirado em (para não dizer copiado de) Ellen DeGeneres (VEJA.com/Instagram)
9/45 Xuxa lê mensagens de fãs (Facebook/Xuxa/Reprodução)
10/45 Xuxa no vídeo em que diz ter duas cadelas, Mara e Angélica (VEJA.com/Reprodução)
11/45 A apresentadora Xuxa planta bananeira em Curaçao (VEJA.com)
12/45 Xuxa procura emprego na primeira chamada de seu programa na Record (Record/Divulgação)
13/45 Xuxa Meneghel e Ellen Degeneres (Raphael Castello/ Getty Images/ Kevin Winter)
14/45(Raphael Castello/AgNews/VEJA)
15/45(Raphael Castello/AgNews/VEJA)
16/45 Equipe da Xuxa na Record (Reprodução/VEJA)
17/45 Xuxa aparece "velhinha" em foto publicada nas redes sociais (Xuxa/Instagram)
18/45(Reprodução/VEJA)
19/45 Xuxa Meneghel (Blad Meneghel/Divulgação)
20/45 Xuxa mostra a seus fãs toda a elasticidade de seu corpo (Reprodução)
21/45 Xuxa e Ellen Degeners (Getty Images/Divulgação)
22/45 Sasha e Xuxa (Instagram/Blad Meneghel/Reprodução)
23/45 Sasha, 16, em foto publicada pela mãe, Xuxa, no Instagram (Reprodução/Instagram)
24/45 Xuxa e o namorado, Juno Andrade, durante show de gravação do DVD em comemoração aos 20 anos de carreira da cantora Ivete Sangalo, realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador - 2013 (João Alvarez/VEJA.com)
25/45 A apresentadora durante o programa TV Xuxa, da Rede Globo - 2013 (Divulgação/TV Globo)
26/45 Xuxa com o casal de amigos, Thiaguinho e Fernanda Souza - 2013 (Divulgação/TV Globo)
27/45 A cantora e apresentadora Xuxa Meneghel fica morena para uma campanha de uma marca de tintura de cabelo - 2012 (Roberto Filho/Divulgação)
28/45 Xuxa durante a campanha mundial Adotar é tudo de Bom, em um abrigo de animais abandonados, na cidade de Jacarepaguá - 2011 (Phillippe Lima)
29/45 A cantora Ivete Sangalo ao lado de Xuxa, antes do show de Beyoncé, em Salvador, Bahia - 2010 (cacau de Telha/Divulgação)
30/45 Xuxa homenageia Renato Aragão durante cerimônia de entrega do 4º Prêmio Contigo! de Cinema Nacional, no Espaço Tom Jobim, Rio de Janeiro - 2009 (Marcos Pinto/VEJA.com)
31/45 A cantora e atriz no set de filmagens do longa Xuxa em: O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Tizuka Yamazaki - 2009 (Marcelo Tabach/VEJA.com)
32/45 Xuxa Meneghel com a filha, Sasha, durante homenagem recebida pelo trabalho realizado na Fundação Xuxa Meneguel - 2008 (Suzana Linhares/VEJA.com)
33/45 Xuxa no especial de natal Xuxa Especial Noviças, da Rede Globo - 2008 (Divulgação/TV Globo)
34/45 A cantora Xuxa com o escritor Ziraldo, na Fundação Xuxa Meneghel, no Rio de Janeiro - 2008 (VEJA.com/Divulgação)
35/45 Luciano Szafir e Xuxa com filha recém-nascida, Sasha - 1999 (Xicão Jones/Divulgação)
36/45 Xuxa entregando ao Papa um barco de argila com a imagem de São Francisco, feito por crianças da Fundação Assistencial Xuxa Meneghel, na praça de São Pedro, no Vaticano - 1992 (VEJA.com/Divulgação)
37/45 A cantora e apresentadora, Xuxa Meneghel, no desfile da Beija-Flor - 1992 (Paulo Jares/Divulgação)
38/45 Xuxa Meneghel em 1991 (Armando Gonçalves/Divulgação)
39/45 A Rainha dos Baixinhos junto com as Paquitas no programa Xou da Xuxa , da Rede Globo - 1990 (Armando Gonçalves/VEJA.com)
40/45 Ayrton Senna e Xuxa na estréia do show da cantora Simone, no Scala II, Rio de Janeiro - 1989 (Jorge Cysne/VEJA.com)
41/45 Xuxa se apresenta no Estádio do Parque Antártica, em São Paulo - 1989 (Roberto Loffel/VEJA)
42/45 Xuxa no programa da amiga e apresentadora Hebe Camargo, em 1989 (João Santos/VEJA.com)
43/45 Xuxa durante as filmagens de Super Xuxa contra o baixo astral, no Rio de janeiro, em 1988 (Oscar Cabral/VEJA)
44/45 Xuxa Meneghel em 1987 (Cristina Granato/VEJA.com)
45/45 Xuxa e o então da namorado da época, Pelé, no Rio de Janeiro, na década de 80 (Ricardo Beliel/VEJA.com)
Com mais de 30 anos de TV e figurinos de causar vergonha – nos anos 1980, ela vestiu peças verdadeiramente tenebrosas -, Xuxa enfrenta pela primeira vez uma forte oposição ao seu guarda-roupa. Isso porque, além de copiar o programa da americana Ellen DeGeneres, a brasileira resolveu replicar a imagem da apresentadora, adepta de cabelos curtos, terninhos e gravatas. Para parte dos fãs, Xuxa deixou de ser “feminina” e essa mudança seria um erro. Ela deveria, dizem esses mesmos fãs, abandonar o terninho e voltar ao vestido e às saias. A pressão sobre a apresentadora é tão grande que levou até Silvio Santos, no palco do Teleton deste ano, a dar pitaco contra as suas escolhas. Tamanha ingerência fez Xuxa desabafar no palco de seu programa, na última segunda-feira. “Não aguento mais”, disparou, em conversa com a atriz Luana Piovani, a quem disse invejar a maneira – curta e grossa – como responde a comentários inconvenientes.
É verdade que um artista é uma espécie de produto, consumido por pessoas que com ele se identificam, seja lá por que razão. Mas até onde vai a liberdade, e mesmo o direito, do fã de opinar e sugerir mudanças – alguns têm sido agressivos com Xuxa, lançando mão de ofensas para impor seu gosto – e se há algum limite para a autonomia do artista são questões que podem e devem ser discutidas. Ainda que produto, uma figura pública é, antes de tudo, uma pessoa.
Também é verdade que Xuxa não foi original ao adotar o visual – e o formato do programa – de Ellen DeGeneres. A atração que apresenta desde agosto na Record é uma cópia piorada do talk-show comandado por Ellen na TV americana. Recém-saída da Globo, a apresentadora também acenou e fez reverência, na sua estreia em nova emissora, a Hebe Camargo e Silvio Santos, do SBT, embora seu programa não mostre a força da atração de nenhum desses pares. Xuxa pode, portanto e sem dúvida, ser acusada de falta de criatividade. E seu novo visual pode, de fato, ser dito de inspiração masculina. Mas daí a ofendê-la por isso, como alguns chegam a fazer, vai uma boa distância.
Além de ter o direito de se vestir como bem entende e de querer ser julgada não pela embalagem, mas pelo conteúdo que oferece, este sim bastante questionável, Xuxa vem dando uma contribuição, talvez de forma involuntária, a uma discussão que está quente nos últimos tempos: a dos papéis atribuídos aos gêneros. Como expressão da população, a moda é, afinal, um terreno perpassado por questões sociais, e nesse caso não seria diferente. Em um mundo em que Thammys e Caitlyn Jenners lutam pela legitimidade de suas redefinições de gênero, para o assombro de uma parcela do público, e que estrelas de Hollywood põem na ordem do dia a briga pela equidade salaria entre homens e mulheres, por que Xuxa não poderia usar terninhos? Por que usar uma gravata faria dela um protótipo de homem? E, se ela desejasse isso, por que seria um problema?
Xuxa acerta em se manter firme na sua decisão e não aposentar o traje à la Ellen DeGeneres. Pode não demonstrar aquela personalidade toda, já que copia a americana, mas colabora para um debate bastante atual.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
a partir de R$ 39,90/mês
MELHOR OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.