Por que Guerreiras do K-Pop vai ficar de fora do Bafta, mas pode chegar ao Oscar
Filme de sucesso da Netflix é uma das grandes apostas da plataforma na temporada de premiações
A temporada de premiações ganhou um novo capítulo com a desclassificação de Guerreiras do K-Pop pelo Bafta (British Academy of Film and Television Arts). O filme de animação, coproduzido pela Sony Pictures Animation e distribuído pela Netflix, foi considerado inelegível pela Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão, mesmo após recurso formal da plataforma de streaming. A decisão contrasta com o desempenho do longa, atualmente cotado entre os favoritos ao Oscar.
Pelas regras de elegibilidade do Bafta, é exigido que os filmes tenham um lançamento comercial qualificado no Reino Unido. A Netflix tentou argumentar que os eventos de exibições em salas de cinema realizadas após a estreia no streaming deveriam contar para o critério, mas o Comitê de Cinema da instituição rejeitou a justificativa. O longa não atingiu o mínimo exigido de dez exibições comerciais ao longo de sete dias.
Guerreiras do K-Pop teve exibições limitadas em 264 cinemas britânicos em agosto e retornou em 528 salas durante o Halloween, mas isso não bastou para garantir sua inscrição. A exclusão é simbólica: desde que o Bafta restabeleceu a categoria de melhor longa de animação, em 2006, nenhum vencedor do Oscar nessa categoria ficou fora da lista britânica.
Apesar do revés, o filme segue com forte presença na corrida internacional. A música Golden, interpretada pelo grupo de K-pop fictício Huntr/x — e na vida real pelas cantoras Ejae, Audrey Nuna e Rei Ami, conquistou três indicações ao Grammy, incluindo canção do ano, enquanto a trilha sonora se mantém entre as mais ouvidas na Billboard Hot 100 há há 20 semanas — desde sua estreia na plataforma da Netflix, em 23 de agosto. O sucesso cultural reforça o apelo do longa dirigido por Maggie Kang e Chris Appelhans, que mistura ação sobrenatural e cultura pop ao narrar a jornada de um grupo feminino de K-pop que combate demônios em segredo.
Pelo menos, a Netflix ainda aposta em In Your Dreams, novo trabalho de Alex Woo, como possível nome na disputa do Bafta. Já Guerreiras do K-Pop deve continuar sua trajetória rumo ao Oscar, premiação em que larga como favorito, mesmo sem o respaldo do Bafta — um fator que historicamente pesa nas campanhas da categoria.
Uma sequência do filme sobre as guerreiras que enfrentam demônios usando o poder da música e do amor dos fãs já está confirmada pela Sony e pela Netflix, com estreia prevista para 2029.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
Na contramão da oposição, o recado de Mourão sobre o comando petista da CPI do Crime Organizado
Comida acaba na COP30 e visitantes almoçam sorvete
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir







