Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Pop sul-coreano bizarro é crítica à elite emergente de Seul

O clipe da música 'Gangnam Style' que virou hit no Youtube exalta abismo social entre ricos e pobres em Seul

Por Da Redação 19 set 2012, 19h02
O sul-coreano Psy
O sul-coreano Psy VEJA

O pop bizarro do sul-coreano Psy tem conteúdo. A coreografia que imita os movimentos de um cavalo, presente no clipe da música Gangnam Style, representa uma crítica do músico à elite emergente de Seul. Por isso, a dancinha ridícula é praticada por ele no passeio de lancha, diante de mulheres bonitas e enquanto curte um ócio à beira-mar — atividades praticadas pelos ricos — no vídeo já visto mais de 215 milhões de vezes no Youtube.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, Gangnam é o nome de um bairro em Seul habitado por ricos que ganharam muito dinheiro da noite para o dia por causa do boom da especulação imobiliária registrada na região em 2000. A ascensão social e econômica fora dos valores sul-coreanos, que prezam o trabalho e a dedicação, insufla sentimentos de raiva no restante da população. Além disso, os moradores de Gangnam têm acesso às melhores oportunidades educacionais.

A agência revela que o próprio Psy — nome artístico derivado da palavra ‘phsyco’ (psicopata em inglês) de Park Jae-Sang — morou próximo ao bairro e, por isso, conhece de perto o estilo de vida dos novos ricos de Seul.

O sucesso de Gangnam Style levou Psy a excursionar por programas de TV americanos. Nesta semana, ele ensinou os passos da dança bizarra a Britney Spears no talk show The Ellen DeGeneres Show e deu entrevista ao Today, atração da NBC.

Gangnam Style

Psy canta e dança de modo ridículo. Uma crítica ao pop? É possível, mas agora ele é tão pop quanto os que possivelmente critica.

https://youtube.com/watch?v=WzHwVwHpOk8

Latino

Continua após a publicidade

O cantor Latino tentou surfar na onda do hit de Psy e transformou Gangnam Style num hino à pegação. “Eu tô chapado/tô muito louco/ e a ressaca/vai me matar?” diz o refrão de Despedida de Solteiro. A música sugere aos baladeiros “laçar, puxar, beijar” suas “presas” na festa. 

Ellen e Britney a bailar

Fenômeno na internet, Psy foi convidado a ensinar Ellen DeGeneres e Britney Spears a dançar. Ellen parece ter treinado em casa — ou foi a calça e os tênis que ajudaram. Só esse vídeo já passou dos 20 milhões de cliques.

Psy – Ecce Homo

Nem a Velhinha de Borja e sua “obra” escaparam ao meme de Psy. Aqui, o sul-coreano dança com o rosto deformado pela octogenária Cecília Gimenez, da Espanha.

https://youtube.com/watch?v=Co4Rsne-KD4

Psy Carly

Outro fenômeno recente do Youtube, a música Call me Maybe, da canadense Carly Rae Jepsen, foi misturada à de Psy num mashup muito bem feito. Clique e ouça.

Continua após a publicidade
Publicidade