Polícia alemã recupera 1.500 obras roubadas por nazistas

A polícia alemã recuperou na casa de um homem de 80 anos, em Munique, 1.500 quadros que os nazistas roubaram ou confiscaram e que poderiam valer, juntos, mais de 1 bilhão de dólares no mercado. Entre as obras, há telas de Picasso, Matisse e Chagall.
Cerca de 140 obras de museus holandeses podem ser frutos de roubo nazista
Quadro de Leonardo da Vinci, roubado pelos nazistas, retorna a Berlim
Matéria publicada neste domingo pela revista alemã Focus relata o trabalho de uma equipe de inspetores de alfândegas iniciado em 2011, quando foi identificado pela primeira vez o homem que estava com os quadros. Ele vivia das receitas que obtinha com a venda esporádica — e ilegal — de alguns deles. Por este motivo, o Ministério Público alemão está estudando acusá-lo por um crime de evasão fiscal.
A história do roubo da Mona Lisa durante a guerra
Quadro de Schiele roubado por nazistas volta a museu de Viena
O homem, hoje com 80 anos, é filho do dono de uma galeria que comprou as obras nos anos 1930 e 1940. Terminada a guerra, elas foram escondidas em quartos sujos, escuros e infestados de estantes. Os quadros agora se encontram em uma câmara de segurança do serviço de alfândegas da Baviera, na cidade de Garching. Uma historiadora da arte tenta estabelecer a autoria e o valor de cada peça.
(Com agência EFE)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.