Clique e assine com até 92% de desconto

Pertences de Renoir vão a leilão nos EUA por até US$ 3 mi

Por Da Redação 22 ago 2013, 22h46

Documentos, cartas, objetos pessoais e artísticos do pintor francês Pierre-Auguste Renoir serão vendidos dia 19 de setembro em Nova York, anunciou a Heritage Auctions. A casa de leilões espera arrecadar cerca de 3 milhões de dólares pelos 143 lotes.

LEIA TAMBÉM:

Como ver o impressionismo além do clichê de Monet

Mulher compra Renoir por US$ 50 em mercado nos EUA

Filme ‘Renoir’ é retrato bonito, mas morno, da presença de jovem na vida do pintor e de seu filho

Entre os objetos da “Renoir Estate Collection” postos à venda, estão desde o seu conhecido lenço de bolinhas até o pequeno modelo em gesso da escultura A Grande Vênus Victrix, recentemente encontrada na França. “A coleção é de nível de museu. É extraordinária em seu conjunto e revela muito sobre o homem e sua obra”, disse Brian Roughton, diretor de belas artes da Heritage Auctions. O arquivo de Renoir permaneceu com seus herdeiros até 2005, quando foi leiloado e vendido em um só lote aos seus atuais proprietários.

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) foi mais identificado com o movimento impressionista, embora também tenha produzido obras com outros estilos. Entre suas obras mais conhecidas estão Baile en el Moulin de la Galette (1876), Almoço de Remadores (1881) e As Grandes Banhistas (1884-1887). A velhice de Renoir foi marcada por uma grave artrite, que não o impediu de manejar o pincel, que ele amarrava nas mãos. O pintor morreu aos 78 anos.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade