Personagem ‘Chaves’ completa 40 anos
Personagem criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños é um sucesso em toda a América Latina

Há 40 anos, estreava na televisão mexicana Chaves, um modesto programa de comédia que contava as aventuras de um menino órfão que morava em um barril. O enredo, imaginavam os produtores, não parecia destinada ao sucesso. Contrariando as expectativas, o programa se tornou um ícone da TV na América Latina.
O primeiro episódio do personagem criado por Roberto Gómez Bolaños, que o interpretava, foi exibido em 20 de junho de 1971 e ficou no ar até 1995. Apesar de que, desde então, não se voltaram a gravar episódios. Seu autor, agora com 82 anos, recebe mensagens de cumprimento através de sua conta no Twitter, aberta no fim de maio e que já tem um milhão de seguidores.
Histórico – Graças à televisão via satélite, os episódios de Chaves e outros congêneres também criados pelo prolífico Bolaños, como a paródia de super-herói Chapolim Colorado, atravessaram fronteiras.
Ao lado dele, seus companheiros também ganharam fama: María Antonieta de las Nieves no papel de ‘Chiquinha’; Ramón Valdez, falecido em 1988, intérprete de Seu Madruga; Carlos Villagrán como ‘Quico’; Rubén Aguirre, o ‘professor Jirafales’; Edgar Vivar, o ‘Nhonho’, e a dona Florinda, interpretada pela mulher do autor, Florinda Meza.
Chaves – no original El Chavo del ocho, assim chamado por causa do canal de televisão onde foi exibido inicialmente – arrebatava na década de 1980, 350 milhões de telespectadores por semana, com traduções para mais de 50 idiomas e transmissões em países tão longínquos como China, Japão, Coreia, Tailândia, Marrocos, Grécia e Angola. No Brasil, o programa é exibido pelo SBT desde 1984.
(Com Agência France Presse)