Clique e assine a partir de 8,90/mês

Pearl Jam celebra 20 anos de carreira com turnê pelo país

Por Da Redação - 3 nov 2011, 09h35

Se a camisa xadrez se tornou uma bandeira do movimento grunge, o quinteto de Seattle tem boa parte nisso. A banda, que inicia turnê pelo país nesta noite, em São Paulo, comemora no palco os seus 20 anos, mesma idade do movimento. E ainda com envergadura. Eddie Vedder, nos vocais, comanda um quinteto que vem cheio de gás e de hits, com nove discos no currículo e dezenas de músicas ensaiadas para que cada show no país seja diferente do outro. De São Paulo, onde toca no Morumbi nesta quinta e sexta, a partir das 20h45, a banda segue para o Rio de Janeiro (dia 6), Curitiba (9) e Porto Alegre (11).

Leia também:

Leia também: O revival do grunge

A turnê Pearl Jam Twenty Tour, como o nome indica, festeja os 20 anos de carreira da banda que tem a marca de 60 milhões de discos vendidos, iniciada com o lançamento do antológico Ten, em agosto de 1991. Os fãs, que obrigaram a produtora Time For Fun a abrir data extra em São Paulo, depois de esgotar rapidamente os 68.000 lugares do único show que o grupo faria na cidade, nesta sexta, não devem se decepcionar. Desde 1991, o Pearl Jam tem conseguido transportar o som já visceral dos estúdios para os palcos.

Vedder, que quando entrou na banda era um surfista tímido de 25 anos, logo tornou-se um monstro dos palcos, fazendo macaquices – com direito às tradicionais escaladas nas estruturas dos palcos -, e, claro, com um vozeirão potente. Eles podem estar mais velhos, mas seus shows são famosos por manter a barulheira. Pode-se esperar tudo de Vedder (voz e guitarra), Mike McCready (guitarra solo), Stone Gossard (guitarra base), Jeff Ament (baixo) e Matt Cameron (bateria).

Tomando como base as últimas apresentações da banda neste ano, é possível antecipar algumas atrações, como um provável cover de Search and Destroy, dos Stooges, e a sempre presente Rockin� in the Free World, de Neil Young. Even Flow, Alive, Last Kiss, Do the Evolution, Better Man, clássicos obrigatórios, devem ser mesclados entre as apresentações.

Confira abaixo alguns dos hits da banda que podem passar pelo palco do Morumbi, em S…

Continua após a publicidade
Publicidade