Clique e assine com até 92% de desconto

“Pai” do Garfield pede desculpas por tira que irritou militares americanos

HQ fala de Dia Nacional da Estupidez no Dia dos Veteranos dos Estados Unidos

Por Da Redação 12 nov 2010, 17h29

O criador do personagem Garfield pediu desculpas por uma tira publicada em jornais do mundo todo nesta quinta-feira, Dia dos Veteranos, nos Estados Unidos, que muitos entenderam como um desrespeito aos ex-militares americanos. Na tira, o gato Garfield aparece ameaçando esmagar uma aranha com um jornal dobrado, e a aranha diz que vai ser homenageada com um feriado anual se for morta. No quadrinho seguinte, uma “professora aranha” pergunta a seus alunos se alguém sabe a razão para a celebração do Dia Nacional da Estupidez.

Algumas pessoas comentaram na internet que a tira foi desrespeitosa com os militares, embora outras tenham dito que a alusão não pareceu ser intencional. “Por favor, aceitem minhas desculpas por qualquer ofensa que o Garfield de hoje possa ter criado. Foi não-intencional e lamentável”, disse em nota o cartunista Jim Davis.

A nota diz que a tira foi criada há quase um ano, e que Davis – que teve um irmão que serviu no Vietnã e um filho no Afeganistão e Iraque – não sabia a data em que seria publicada. O site Garfield.com diz que a tira sai em mais de 2.600 jornais, o que faz dela a mais publicada no mundo todo, segundo o livro Guinness.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade