Obras do ‘Tesouro Nazista’ são expostas na Suíça e Alemanha
Trabalhos de Picasso e Matisse desviados por Hildebrand Gurlitt durante o Terceiro Reich participam de mostras

Diversas obras de arte da coleção de Hildebrand Gurlitt serão expostas pela primeira vez nesta semana, na Suíça e Alemanha. As peças — assinadas por grandes mestres, como Pablo Picasso e Henri Matisse — foram encontradas em 2014 no apartamento do Cornelius Gurlitt, em Munique, que herdou a coleção de Hildebrand, seu pai, morto em 1956.
Inicialmente ameaçado pelos nazistas por ter uma avó judia, Hidelbrand foi recrutado pelo governo de Adolf Hitler para ajudar a vender obras de arte roubadas ou confiscadas de famílias judias. Ele teria, então, desviado cerca de 1.500 peças para si, das quais pelo menos 300 eram consideradas “arte degenerada”, a arte moderna na concepção nazista.
Quando Cornelius morreu, em 2014, ele deixou toda a coleção para o Museu de Arte de Berna, na Suíça, que abriu nesta quarta-feira a exposição Arte Degenerada – Confiscada e Vendida, com cerca de 150 peças do acervo. “Só aceitamos obras quando temos 100% de certeza de que não foram pilhadas (de proprietários particulares)”, afirmou Nina Zimmer, diretora do Museu de Arte de Berna, à Reuters Television.
Outra parte do acervo de Gurlitt será exposto separadamente, em Bonn, na Alemanha, a partir de sexta-feira, na mostra Arte Nazista Roubada e Suas Consequências.
Confira abaixo algumas das obras recuperadas:








Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.