Obra de Lope de Vega dada como perdida é encontrada na Espanha
Cópia do manuscrito de 'Mujeres y Criados' foi descoberta na Biblioteca Nacional da Espanha por um membro de um grupo de especialistas do autor e será publicada em papel

Uma cópia manuscrita de uma obra inédita do dramaturgo espanhol Félix Lope de Vega, intitulada Mujeres y Criados (Mulheres e Criados, na tradução livre), foi encontrada por especialistas na Biblioteca Nacional da Espanha. A comédia foi escrita há quatro séculos e era dada como perdida pelos catálogos literários do país até então.
O responsável por identificar o manuscrito foi Alejandro García Reidy, professor da Universidade de Syracuse e membro da Prolope, grupo de especialistas de obras de Lope de Vega, da Universidade Autônoma de Barcelona. De acordo com o professor, trata-se de uma cópia reproduzida por Pedro de Valdés, diretor de uma companhia teatral e autor de comédias, que representou a peça cerca de vinte anos após a original ter sido escrita, entre 1613 e 1614.
Andrucha Waddington compara seu ‘Lope’ a Don Juan
Quem é Lope de Vega, que estreia nesta sexta nos cinemas
Mujeres Y Criados trata-se de uma comédia urbana ambientada na cidade de Madri. A obra narra a relação de duas irmãs, Violante e Luciana, com seus amantes, Claridan e Teodoro, um criado e um secretário do conde Prospero, respectivamente. A vida dos dois casais é abalada quando surgem dois novos pretendentes, sendo um deles o próprio conde Prospero, determinado a conquistar Luciana. O outro é o rico Don Pedro, que conta com o apoio de seu pai para se aproximar de Violante.
A apresentação oficial do manuscrito acontecerá nos próximos meses na Biblioteca Nacional, onde a cópia será preservada e futuramente publicada em papel pelo grupo de especialistas. Uma versão digitalizada já está disponível no site da instituição e servirá de base para a encenação da peça este ano pela primeira vez desde sua estreia no século XVII.