Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O segredo do sucesso de ‘Chaves’, fenômeno de audiência há 34 anos

Memória afetiva ajuda a perpetuar personagens junto ao público, em um clico que se alimenta há décadas e mantém seriado na TV

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 6 Maio 2018, 10h16 - Publicado em 6 Maio 2018, 10h01

Nascido em 21 de fevereiro de 1929, o multiartista Roberto Bolaños morreu aos 85 anos em 28 de novembro de 2014. Em seu currículo, várias funções, ator, cantor, comediante, compositor, desenhista, diretor, dramaturgo, engenheiro, escritor, filantropo, humorista, pintor, poeta, produtor de televisão, publicitário e roteirista mexicano. Mas, de tudo isso, deixou um legado que permanece até hoje, que é a criação do adorado e idolatrado personagem Chaves, o menino que mora em um barril, um fenômeno de audiência.

Com seu humor singelo, conquistou toda uma geração e continua fazendo novos fãs. No Brasil, estreou em 1984, no SBT, e logo se transformou em um trunfo do canal, arregimentando um público cativo. Em mais de trinta anos de exibição, deixou de ir ao ar poucas vezes, sendo atração até hoje do canal de Silvio Santos.

Não só Chaves pertence ao imaginário dessa grande legião de fãs: os outros personagens do seriado também cativaram o público. Cada um com sua característica, como Dona Florinda (Florinda Meza), a Bruxa do 71 (Angelines Fernández), Seu Madruga (Ramón Valdés), Chiquinha (María Antonieta de las Nieves), Carlos Villagrán Eslava (Quico).

Você pode torcer o nariz para o seriado, mas não tem como não perceber que existe nele toda uma graça infantil, de personagens com humor pueril, com suas brincadeiras de criança, histórias divertidas, por vezes emocionantes. Pensando nessa leva de pessoas que acompanham até hoje esses personagens, o Multishow decidiu colocar o seriado em horário para esse público, que tem memória afetiva, guardando os personagens na lembrança.

Continua após a publicidade

Chaves em duas casas

A notícia da estreia de Chaves e Chapolim no canal fechado Multishow, no dia 21 de maio, causou frisson entre fãs dos personagens criados pelo artista mexicano Roberto Bolaños (1929-2014). Mas não se preocupe, caro fã de Chespirito, os seriados continuam em exibição no canal de origem no Brasil, o SBT, que os mantém na programação, pois sabe que atinge um público diferente da tevê fechada. Um público cativo, que acompanha as aventuras do menino do barril desde sua estreia, em agosto de 1984. No Multishow, a exibição será diária, a partir das 23h (no SBT, sábado, às 6h da manhã, e domingo, às 9h, e de segunda a sexta, dentro do Bom Dia & Cia).

Agora, Chaves e sua turma chegam à nova casa após um período de negociação direto com a Televisa. “Demoramos mais de seis meses, pois tínhamos que pesquisar e entender todo o catálogo, foi um trabalho longo”, conta Tatiana Costa, diretora de programação e conteúdo digital do Multishow, enfatizando que o personagem “sempre foi uma referência para nós, desde a formatação de nossos programas, ou por meio de um artista, como, por exemplo, a Tatá Werneck, que é uma fã assumida e ama o personagem”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.