Clique e assine com até 92% de desconto

Novo papel de Meghan Markle será dominar o protocolo real britânico

Regras não escritas determinam a maneira como os membros da realeza devem se comportar

Por Reuters 7 Maio 2018, 12h49

A atriz americana Meghan Markle terá de decorar novos papéis quando se casar com o príncipe Harry e se somar oficialmente à monarquia britânica, no dia 19 de maio.

Regras não escritas determinam a maneira como os membros da realeza devem se comportar. Embora muitos protocolos antigos tenham sido descartados, ainda há normas de etiqueta em vig��ncia.

“Ela [Meghan] tem que lembrar que, como membro da família real,  representa a família ou, como já foi dito, ‘a marca'”, disse Grant Harrold, que foi mordomo de Harry quando trabalhou para seu pai, o príncipe Charles, e hoje oferece orientações especializadas sobre o assunto. “Acho que existe bastante pressão para ela acertar, porque a última coisa que ela quer é cometer um erro e isso se tornar manchete”, afirmou.

Para alguém que cresceu em Los Angeles, a vida atrás dos muros do palácio dificilmente poderia ser mais diferente. Mordomos e serviçais reais, muitas vezes trajando uniformes tradicionais com coletes escarlates, cumprem discretamente suas funções.

  • Um protocolo rígido dita que Meghan deve andar de costas quando diante da rainha Elizabeth II. Segundo Harrold, porém, isso não acontecerá em público. À medida que a monarquia evolui e se moderniza, algumas convenções se tornam menos importante do que já foram, algo que os próprios membros da realeza reconhecem.

    “Não existe um código de comportamento obrigatório quando alguém se encontra com a rainha ou um membro da família real, mas muitas pessoas querem observar as formas tradicionais”, informa o site da família real antes de explicar como se curvar e se dirigir aos Windsor. Aqueles que rompem com as regras não escritas às vezes são recebidos com frieza.

    Continua após a publicidade
    Publicidade