Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo marketing de Paulo Coelho: pague se gostar do livro

Por Da Redação
12 jun 2015, 23h03

Conhecido por suas bravatas — ele já declarou que Ulisses, de Joyce, poderia ser resumido em um tuíte e que é a favor da pirataria, e cancelou sua ida à Feira de Frankfurt, em 2013, em defesa dos autores nacionais de fantasia não selecionados para o evento –, Paulo Coelho acaba de lançar mais uma. O “mago” disponibilizou dois livros na internet, a versão em inglês de Manual do Guerreiro da Luz e Brida em português, e o aviso aos leitores de que só devem pagar pela leitura se acharem que vale a pena.

LEIA TAMBÉM:

Filme de ‘O Alquimista’ pode finalmente sair do papel

Paulo Coelho é mais traduzido do que ‘Harry Potter’

Continua após a publicidade

‘Paulo Coelho narra magia da vida’, diz a fã Cassandra Clare

Mais precisamente, o escritor está oferecendo quatro quintos do Manual, uma compilação de histórias, ensinamentos e textos de tom filosófico, porque, segundo escreveu em seu blog, não possui a versão integral do livro em inglês. Em uma nota deixada ao final de cada romance, Coelho sugere ao leitor que compre o livro se aprová-lo. “Caro leitor, se você gostou do texto, por favor, compre — então, podemos dizer à indústria editorial que esta idéia não vai prejudicar o seu negócio”, diz o texto. Claro que é preciso ter caixa para se arriscar no que Coelho chama de “método reverso de venda”. Mas caixa não falta ao autor de best-sellers como O Alquimista.

Esta não é a primeira vez que Paulo Coelho usa a internet para divulgar seu trabalho. Com mais de 25 milhões de fãs no Facebook, 10 milhões no Twitter e quase 250.000 no Instagram, o escritor está sempre em contato com os seguidores. Para seu último livro, Adultério, coletou mais de mil mensagens de fãs que compartilharam, histórias pessoais de infidelidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.