Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘New York Times’: ‘Democracia em Vertigem’ é um dos melhores filmes do ano

Documentário da Netflix sobre cenário político recente do Brasil aparece em lista do jornal americano que elenca os destaques do cinema

Por Redação 28 jun 2019, 15h41

O jornal americano The New York Times publicou uma lista com os melhores filmes de 2019 até o momento e, entre os títulos, está o documentário brasileiro Democracia em Vertigem, da cineasta Petra Costa, lançado pela Netflix. “É uma crônica sobre traição cívica e abuso de poder, mas também sobre desilusão”, afirma o jornal sobre o filme.

A lista não traz grandes produções ou blockbusters recordes de bilheteria, mas elenca filmes que, de acordo com a publicação, podem ter passado despercebidos pelo grande público. Os títulos incluem Fora de Série, estreia da atriz americana Olivia Wilde como diretora; Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese, documentário da Netflix dirigido por Martin Scorsese sobre uma famosa turnê de Bob Dylan nos anos 70; Gloria Bell, romance estrelado por Julianne Moore e John Turturro, entre outros.

Narrado pela própria diretora, Democracia em Vertigem aborda o cenário político recente do Brasil pela perspectiva da cineasta, retratando o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a ascensão da extrema direita no país com o governo de Jair Bolsonaro.

  • No Rotten Tomatoes, site que reúne críticas da imprensa sobre cinema e TV, o documentário está com 95% de aprovação. Essa porcentagem é calculada a partir da média das notas atribuídas por diversos jornais, revistas e sites. “A narração de Costa dá forma, mas não atrapalha, deixando a poderosa compilação de imagens originais e de arquivo, material gravado em meio a protestos e por drones pairando sobre Brasília, contar a história”, escreveu o jornal Britânico The Guardian, que atribuiu quatro estrelas ao filme. Já para a revista americana Variety, o documentário possui uma “visão aguçada de como os chamados políticos populistas surgem e se espalham em tempos de vulnerabilidade econômica”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade