Netflix pode ‘concorrer’ ao Oscar com documentário
A premiada produção ‘A Praça Tahrir’, sobre as manifestações no Egito, foi adquirida com exclusividade pelo canal de streaming

O canal de streaming Netflix adquiriu com exclusividade os direitos de A Praça Tahrir, documentário feito pela diretora egípcia Jehane Noujaim sobre as manifestações no Egito desde 2011, com a queda de Hosni Mubarak, até 2013, com a deposição de Mohammed Morsi. A produção será exibida nos quarenta países onde o serviço de TV por internet atua no início de 2014.
Bem aceito pela crítica e premiado no Festival de Toronto e no Festival de Sundance em 2013, A Praça Tahrir é apontado como um possível concorrente ao Oscar de melhor documentário no próximo ano.
Leia também:
Netflix negocia distribuição em canais a cabo nos EUA
Série ‘House Of Cards’ pode ter 3ª temporada no Netflix
Netflix anuncia filme brasileiro para ser exibido no mercado internacional
Segundo o site da revista Variety, A Praça Tahrir será exibido simultaneamente na Netflix e em alguns cinemas em Nova York e Los Angeles, para que possa ser qualificado ao prêmio máximo da academia de artes americana.
Se a produção entrar na competição por um Oscar, o canal Netflix será o primeiro serviço de streaming na internet a se ver representado na premiação. Recentemente, a empresa conseguiu feito semelhante ao entrar na lista de indicados do Emmy, com a série original House of Cards, que premiou seu diretor, David Fincher.
Confira o trailer do documentário com legendas em inglês: