Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Mulher compra Renoir por US$ 50 em mercado nos EUA

O que realmente havia chamado a atenção da compradora na caixa de quinquilharias era uma vaca de plástico e a moldura do quadro - não o quadro

Por Da Redação 10 set 2012, 14h26

A pintura, chamada Paysage Bords de Seine, do pintor francês Pierre Auguste Renoir foi adquirida por uma bagatela por uma mulher num mercado popular da Virgínia, nos Estados Unidos, de acordo com o site da rede americana ABC. A tela fazia parte de uma caixa de artigos de arte que estavam à venda no local por meros 50 dólares. A mãe da compradora foi quem se deu conta da autoria da obra, ao ver a assinatura de Renoir apagada num canto do quadro, e a convenceu a procurar uma casa de leilões local. Agora, a tela vai ser leiloada com a possibilidade de alcançar um valor entre 75.000 e 100.000 dólares.

“O que realmente havia chamado a atenção da compradora na caixa de cacarecos não foi o valioso Renoir, mas uma vaca de plástico e um boneco do personagem folclórico Paul Bunyan”, contou Anne Norton Craner, especialista em belas artes da casa de leilões Potomack Company, que vai vender a tela no próximo dia 29.

A mulher, que não teve o nome revelado, disse que estava mais interessada na moldura do que na própria pintura, e por isso começou a desmontar o quadro. Quando iria fazer isso, sua mãe disse para olhar mais atentamente para a obra. Foi neste momento que a mulher percebeu que a pintura levava a assinatura de Renoir e decidiu levar na casa de leilões para uma avaliação.

Para Anne Norton Craner, a pintura é um tesouro perdido de Renoir. A tela, que mostra um rio com rápidas pinceladas de um violeta vibrante, foi provavelmente pintada em 1879. Segundo os registros, a pintura foi adquirida pela última vez por um advogado, em 1926, em Paris, e não se sabe como ela foi parar na Virgínia.

Continua após a publicidade
Publicidade